sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resenha {Livro} - O velho e o mar (Ernest Hemingway)

No último domingo (17/06), fui a casa de um amigo para bater uns papos e eis que tenho uma surpresa: um livro pronto para ser lido *-* O livro: O velho e o mar, do qual posso dizer que gostei muito ^^
O livro conta a história de um pescador, Santiago, que mesmo depois de anos de experiência no mar, algumas dessas sem sucesso, continua sua empreitada na pesca. A história conta também com a participação de outros personagens, como o menino que o ajuda desde que o "velho" o ensinou a arte da pesca, sendo ele muito grato pelos ensinamentos de Santiago. 
No começo da história, Santiago e o menino voltam de uma viagem onde não obtiveram sucesso na pesca; após o ocorrido, os pais do menino decidem que ele deve trabalhar com outro pescador por acharem que o velho Santiago não traria nada ao jovem. Porém embora o menino não esteja mais pescando com Santiago, este ainda o ajuda, indo a sua casa todos os dias, conversando com o velho e ajudando-o com sua pesca. Até que certo dia o velho parte em busca de mais uma "aventura em alta mar" e dessa vez obtêm sorte, conseguindo pescar um peixe de um tamanho jamais visto por ele. Porém antes de conseguir seu tão sonhado peixe, o velho passa por situações desconfortáveis no mar, e é nessa parte que o livro passa a mostrar um diálogo do velho com ele mesmo e com o peixe.

"O homem não vale lá muito comparado aos grandes pássaros e animais." 
(Hemingway, p.51)

As frases do diálogo mental de Santiago (como a citada a cima), me fizeram refletir e pensar sobre a vida. Talvez o intuito dos diálogos do velho não tenha sido esse, mas muitas vezes me vi pensando em situações do meu cotidiano ao ler esse livro.

"Não compreendo estas coisas - pensou ele - mas é bom que não tenhamos que matar a lua, o sol ou as estrelas. Já é ruim o bastante ter de matar os nossos verdadeiros irmãos." 
(Hemingway, pp. 56-57)

Com uma leitura calma, o livro apesar de curtinho, me cativou e acho que irá cativar quem o ler. Recomendo a quem gosta de uma boa leitura e além disso, gosta de refletir ^^

95 páginas | 1° edição | 2003 | O Globo




2 comentários:

  1. Minha mãe já leu esse livro e tinha me indicado mas só agora com sua resenha puder ter a real noção do conteúdo interessante dele, vou pegar emprestado com ela e ler o qnt antes. Obrigada por mais um ótima dica de leitura. Parabéns pela ótima resenha viu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha ^^ Recomendo a leitura desse livro, é ótima para relaxar e refletir :D
      Beijinhos ^^

      Excluir