sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resenha {Livro} - O Diabo (Leon Tolstói)

Boa noite pessoal.
Essa semana terminei a leitura de um livro que uma amiga da faculdade havia me emprestado e dizia ser muito bom. Há tempos eu estava querendo ler um livro desse autor (assim como minha amiga) e eis que surge essa oportunidade que eu não poderia deixar passar. 
Com vocês, a resenha de O Diabo, de Leon Tolstói.
O livro nos apresenta a história de um jovem, Evguêni, nas mais diversas situações possíveis. Após a morte do pai, Evguêni descobre que a família está afundada em dívidas e para reverter a situação decide ir junto com sua mãe cuidar dos negócios que ainda tinha esperanças em levantar. 
Logo no início da trama, Evguêni sente desejos por mulheres, assim ele vai a procura de um amigo que possa arrumar uma mulher para satisfazer suas vontades. É ai que ele conhece a jovem Stepanida, que apesar de casada tinha interesses extraconjugais com outros (bem safadinha ela, vista que o marido não era ruim, mas enfim...). Evguêni mantém relações com essas mulher até conhecer Liza, por quem se apaixona e casa-se em seguida. E assim passa a viver uma vida tranquila junto com sua esposa.
O que ele não esperava era reencontrar Stepanida, que mais tarde acaba trabalhando na casa do casal. Com desejos loucos pela mulher que um dia ele gostava (mas não que a amasse realmente), Evguêni se vê em uma situação de desespero, pois apesar de amar (e muito) a esposa que se dedica ao máximo por ele, este ainda sente desejos "carnais" por Stepanida, que mesmo de forma indireta acaba atraindo-o.
“Ela é o diabo. É o próprio diabo. Matá-la? Sim. Só há duas saídas: ou matar minha esposa, ou matá-la. Porque é impossível viver dessa maneira.”
(Leon Tolstói, p.51)
A história de Tolstói apesar de antiga é algo bem atual, trazendo os conflitos conjugais pelos quais muitos passam, e mostrando ainda os caminhos possíveis a se seguir em situações como esta. 
Uma trama forte e envolvente, que te faz esperar pelo que vai acontecer a cada página. Super recomendo.

64 páginas | 1° edição | 2012 | L&PM Pocket





4 comentários:

  1. Tolstói é o tipo de autor que eu sei que preciso ler pelo menos uma vez na vida, mas sempre acabo deixando pra depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava assim, precisa ler algum livro dele *-* E esse é bom para começar, por se tratar de uma história rápida e interessante ^^

      Excluir
  2. Hmmm, não li nada dele ainda, mas parece ser bem interessante!!
    Beijos!
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir