segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Resenha {Livro} - Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James)

Bom dia leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão indo?
Hoje trago a resenha do livro que está dando o que falar, que está sendo um grande sucesso e dividindo a opinião entre os leitores: há quem odeie e há quem ame.
Sem mais delongas, vamos a resenha dele ^^

Cinquenta tons de cinza, romance de estréia e primeiro de uma trilogia escrito por E.L. James, conta a história de Anastasia Steele, uma jovem estudante de literatura (igual a mim ^^') que se apaixona perdidamente por Christian Grey, um jovem empresário milionário, CEO de sua própria empresa, a Grey Enterprises Holdings.
Tudo começa quando Anastasia (ou Ana, como é mais conhecida) vai a empresa de Christioan a fim de entrevista-lo para o jornal da faculdade no lugar de sua amiga Kate, que estava doente. Chegando ao local, ela fica bestificada com o luxo e sofisticação da empresa, e mais ainda ao ver o Sr. Grey (como Christian gosta de ser chamado) pela primeira vez.

"Muito jovem. E atraente, muito atraente. [..] Custo um pouco a conseguir falar."
(E. L. James, p. 11)
Alguns dias passam e Ana espera nunca mais ver aquele homem incrivelmente sedutor novamente, porém o que ela menos esperava aconteceu: Ele vai a loja de materiais de construção onde ele trabalhava para comprar alguns artigos, como cordas. Ana acha aquilo um pouco estranho, um empresário como ele comprar artigos de construção, mas logo ignora o fato. Mais dias se passam e Ana acaba encontrando-o novamente e marcam um encontro, e que mais tarde faz florescer nos dois uma paixão momentânea, porém de maneira diferente para cada um deles: enquanto Ana sente o típico amor inocente por Christian, ele, por sua vez, a ama de forma um tanto quanto incomum. É então que ele revela a ela um de seus muitos mistérios: Christian somente aceita relações amorosas que envolvam sadismo, ou melhor, BDSM (Bondage, Discipline, Sadism, Masochism), relações essas que envolvem tortura por prazer, fazendo para isso um contrato com a "parceira", ou melhor, submissa, explicando a relação que eles terão de submissão.
Ao receber tal revelação do empresário, Ana fica assustada num primeiro momento, mas aceita ler o contrato com calma cogitando aceitá-lo ou não.
O tempo passa e a relação entre os dois mantém um tanto quanto estável, apesar dela ainda não ter decido sobre assinar ou não o contrato. Christian aceita por enquanto ter relações sexuais com ela a fim de "ensiná-la" sobre o assunto, já que a jovem é virgem e tinha certa curiosidade sobre as torturas por prazer.
No decorrer da história, Ana termina a faculdade, vai "aprendendo" com Christian e este mantém uma relação de dominação sobre ela.
Confesso que em grande parte do livro, especialmente no meio da história, que é onde lemos mais sobre as relações entre os dois, acontecem muitas repetições, o que deixou a leitura um tanto quanto cansativa; porém entra essas relações, revelações sobre o passado de Christian vão aparecendo, as quais deixam Ana intrigada e instigada a entender se são o real motivo dele ser do jeito que é, o porque dele preferir seguir esse "estilo de vida"; sem dúvida isso foi o que mais me prendeu a trama.

"O que isso realmente significa é o que preciso esclarecer entre nós para ver se ainda estamos em lados opostos da gangorra ou se aos poucos nos aproximamos."
(E.L. James, p. 329) Ana diz isso em determinado momento da história sobre a relação entre os dois.

O livro é narrado pela Ana, sob seu ponto de vista, contando com diálogos dela consigo mesma além dos diálogos entre os demais personagens.
É uma história boa, e acredito que seja bem mais profunda do que é mostrado superficialmente (sedução e afins). Os dois outros livros da série já foram lançados aqui no Brasil e espero ler e resenha-los em breve ^^
Recomendo a leitura, com certeza, porém com um olhar além do que é mostrado logo de cara.

455 páginas | 1° edição | 2011 | Intrínseca



16 comentários:

  1. Parabéns pela sua resenha, adorei a forma como vc falou dele.
    Ainda não limpas quem sabe um dia, Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em saber que gostou da resenha :D
      Quando tiver oportunidade leia, vale a pena ^^

      Excluir
  2. Oi (:
    Parabéns pela resenha.
    Agora percebo que este livro possui opiniões contraditórias. Tem gente que morre de amor por este livro e muito rejeitam ou melhor desaprovam a narrativa.

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha *-* Obrigada :D
      É, as opiniões ficaram bem divididas com esse livro ^^'

      Excluir
  3. eu tenho os dois primeiros aqui em cas, mas ainda no tive a oportunidade de ler sabe
    to com uns livros de parceria para ler e tals.
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz em saber que gostou da resenha ^-^
      Ah, a fila de livros... entendo ^^' Bem, quando tiver oportunidade leia, vale a pena :D

      Excluir
  4. Olá!

    Parabéns pela resenha, você escreve muito bem! Eu estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não tive a oportunidade de pegar pra ler, rs. Eu ja vi muitas resenhas sobre ele por aí na blogosfera, mas muita gente acaba deixando vago a sua real opinião sobre o livro. Você não! Parabéns

    Já estou te seguindo e se você retribuir com o mesmo lá no meu blog, pretendo voltar sempre, viu?

    Beijos!

    Ah, tá rolando uma enquete lá, sobre o novo nome e endereço do blog, se puder me ajudar votando no nome que você mais gostou, ficarei muito feliz!

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou da resenha *-* Muito obrigada :)
      Obrigada também por seguir o blog. Vou já visitar o seu ^^

      Excluir
  5. Olá!
    Eu já resenhei esse livro, só não consegui postá-lo no blog ainda. Dei para a ele a mesma nota que você, achei insatisfatório. Apesar de ter saído de uma fanfic de crepúsculo, tenho que admitir que pelo menos ele é original.
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D Fico feliz em saber que gostou da resenha ^^
      É, o livro é bastante original; não é dos melhores, mas acredito que melhore com os livros seguintes ^^

      Excluir
  6. Gostei bastante da resenha, mas não consegui sentir se você ama ou odeia o livro, Isabelle! hahaha
    Sério, me conta depois =D

    Só um comentário, seu modo de colocar as frases só pode ser de alguém que faz letras né?! (E.L. James, p. 329), por exemplo. haha
    Adorei =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, ainda não posso dizer que amo o livro, mas também não odeio :S É meio confuso, mas é isso; creio que só quando ler os próximo poderei dizer com mais certeza se realmente amo ou não :S
      e... he-he, força do hábito; de tanto fazer referência em trabalhos acadêmicos já acostumei XD

      Excluir
  7. Nunca tive vontade de ler esse livro mais depois que minha amiga leu e disse a mesma coisa que você disse na sua resenha que o livro tem mais do que sedução e sexo , fiquei curioso quem sabe !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota no post )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom; quando puder leia, ele não é só sexo no final das contas ^^

      Excluir
  8. Quero ler esse livro, já comprei mais ainda não tive tempo...
    :D
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir