sexta-feira, 22 de março de 2013

{Te lo dirò} Projeto Beletristas: Literatura ao nosso alcance


Boa tarde meus caros leitores e leitoras :D
O post de hoje da coluna Te lo dirò será especialmente dedicado a postagem coletiva do Projeto Beletristas.
O tema da vez é: LITERATURA AO NOSSO ALCANCE

O tema remete ao preço dos livros. Vale a pena pagar valores tão altos quanto os atuais por livros físicos, ou seria melhor substituí-los pelos e-books?
Eu diria que é algo a se pensar, e com calma. Sabe, acredito que valha mesmo a pena "trocar" alguns livros físicos por e-books; mas nem todos. Tem alguns livros que eu tenho meio que uma "necessidade" de ter em minha estante ^^' É o caso das séries que eu acompanho. Se eu comprei o primeiro livro tenho que comprar os demais da série *-* Ou ainda livros da minha diva J.K. Rowling. Sinto quase que obrigação em comprar os livros dela XD
Em todo caso, alguns livros que eu pretendia comprar acabei desistindo por conta do preço elevado. É o caso da série Mundo de Tinta. O livro físico está custando atualmente R$40,00 e o e-book R$30,00 O.o Poxa, até o e-book fica complicado de adquirir, já que está o preço de um livro físico. Eu, por exemplo, até dou R$40,00 num livro, mas só se eu quiser muito (como é o caso das séries que já comecei ^^'); se não tiver como mesmo, vou em busca dos amigos que tenham o livro e que queiram me emprestar ou recorro aos sebos.
E ai entra uma opção um tanto quanto vantajosa: a compra de livros usados. Eu mesma já comprei vários livros em sebos; minha coleção do Senhor dos Anéis foi toda comprada em um sebo "famoso" na web, o Estante Virtual. Os livros vieram em perfeito estado e por um preço bem acessível que os novos :)
Meus exemplares da trilogia O Senhor dos Anéis.

De qualquer modo, tem também alguns casos de livros em de fato vale mais a pena comprar o e-book. As vezes a diferença de preço é considerável. A exemplo disso temos o livro Dividindo Mel (que por sinal estou louca para adquirir, seja em e-book ou livro físico *-*). Ele custa em média R$35,90 (o livro físico) e R$15,90 (o e-book). Apesar do livro nesse caso não custar tão caro, vale a pena investir no e-book. E isso vale não só para livros de ficção. Nos sites onde é possível comprar o livro físico e o e-book podemos encontrar diversos livros voltados ao universitário; um exemplo disso é o Vade Mecum, livro essencial ao estudante de Direito. No site da Livraria Saraiva a versão física está custando R$108,00 (isso porque está em promoção); o e-book, por sua vez, custa R$71,10. Tudo bem, não está barato, mas sai bem mais em conta para quem precisa do livro.
Outra opção que temos, e que nossos bolsos agradecerão, é comprar nas feirinhas de livros. Lá eles costumam vender livros novos, lacrados mesmo, a preço mais baixos.  No ano passado meu namorado me deu a edição de As Crônicas de Nárnia - Volume único comprado em uma dessas feirinhas. Não sei ao certo quanto custou (presente, tava sem preço e fiquei sem graça de perguntar ^^'), mas segundo ele estava quase a metade do valor das principais livrarias. O único porém é que nem todo lugar acontecem feiras assim, mas de qualquer modo é uma opção.
Para encerrar o post, um outro recurso que temos é o querido site Submarino. Agora me perguntem, porque querido? Pelo simples fato de fazer promoções malucas onde podemos comprar uma série composta por quatro livros pelo preço de um dos livros da série. Já comprei por lá em duas dessas promoções. Uma delas foi da coleção O Guia do Mochileiro das Galáxias; a coleção com os cinco livros da série saiu a +/- R$30,00 (com frete), quase o preço de um livro da série. A outra compra foi da série Fallen (que na época não tinha sido lançado o último ainda :S); de qualquer forma, comprei os três livros por uns R$30 também, já com o frete. Maravilhoso isso *-* Entretanto essas promoções não ficam por muito tempo, então temos que estar sempre de olho no site porque eles as vezes lançam as promoções do nada xD Mas vale (e muito) a pena.


E ai pessoal, gostaram do post de hoje? A partir de agora vou tentar participar do projeto ^-^
Agora eu pergunto a vocês: acham que vale a pena dar R$80,00/R$90,00  reais em um livro físico? Vale mesmo a pena investir no e-book? E quanto a comprar em sebos, o que acham?
Não deixem de dar a opinião de vocês nos comentários ^^

------------------------------------------------------------------------------

Blogs participantes do Projeto:

Organização:
A ideia do post faz parte do Projeto Beletrista. Se interessou e gostaria de saber maiores informações sobre o projeto? Então clique na imagem abaixo e acesse a página do projeto:

22 comentários:

  1. Meu irmão tem o Vade Mecum, ele custou a achar uma versão decente e não muito cara. Não deu pra ele comprar e-book porque ele tem que carregar o livro pra todo lado ^^

    Eu gosto de ter livros físicos, mas se eu me acostumasse com e-books, compraria a maioria assim, porque não ocupa espaço e são mais baratos. O problema do e-book é o seguinte: acabou energia acabou a história, e os livros não. Sebos é uma boa ideia, principalmente quando o livro é bem famoso, e bibliotecas. Eu não compro mais livros clássicos, encontro eles de graça em bibliotecas de qualquer lugar :D

    Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem caro; tem que pesquisar bastante ^^' Para quem utiliza-o com frequência, o e-book é mais para quem tem tablet ou e-reader (que ai é até mais leve de carregar ^-^)
      O lado ruim do e-book é esse; se não tiver energia, acabou a leitura :S Por isso eles nunca substituirão os amados livros físicos. As bibliotecas são uma ótima alternativa; sempre contam com um bom acervo de clássicos :)
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post :)

      Excluir
  2. Eu sempre fui muito mão de vaca, huahua. Esse ano, então, é que estou precisando mesmo dar uma segurada no dinheiro. Então recorro a bibliotecas, e-books, sebos e às promoções do submarino. É difícil eu comprar um livro a mais de 20 reais, haha. Livro no Brasil é muito caro, mas ainda bem que hoje, mesmo quem mora no interior pode recorrer às compras na internet. Aliás... mandei um e-mail pra uma editora esses dias e nem eles souberam me responder porque os livros de certo autor estava tão caro! haha

    Beijos!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também recorro a bibliotecas, e-books e promoções quando o livro é muito caro. Esse ano estou tentando me segurar nas compras de livros ^^'
      Puxa, que mancada da editora; podiam pelo menos dar uma satisfação sobre o valor :S

      Excluir
  3. Olá, estou passando para deixar um convite.
    Estou sorteando 30 esmaltes lá no meu blog. Vem participar!
    Beijos

    http://www.pudimengorda.com.br/2013/03/sorteio-30-esmaltes.html

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Adorei seu cantinho

    Seguindo aqui.!

    Eu também costumo sofrer com os preços dos livros, mas não tenho coragem de trocar o livro fisico por ebook. Sou apaixonada pelos livros, não apenas pelas estórias, tenho vários ebooks e nunca li nenhum. Pra não comprar livros tão caros recorro as promoções e lojinhas de livros usados já comprei vários bem conservados.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog ^-^
      É complicado substituir os livros físicos pelos e-books :S
      As promoções são sempre uma opção quando os livros são muito caros ^-^

      Excluir
  5. Oi Belle!
    Gostei do post. =)
    Acho que alguns livros é melhor comprar em e-book mesmo, mas só se tiver um tablet, porque ler no computador é uma droga!
    Submarino e Estante Virtual são dois sites ótimos que dá pra comprar bem baratinho. E as feirinhas na maioria são baratas, mas precisa ficar de olho e pesquisar, pois tem livros que estão com o mesmo preço que nas livrarias, ai não vale a pena.

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post ^^
      De fato, e-book é melhor se tiver um tablet (ou e-reader ^^); eu só passei a ler com mais "afinco" os e-books após aquirir o meu :)
      Nas feirinhas eles vendem alguns livros pelo mesmo preço das lojas, ou pior, mais caros; por isso é sempre bom pesquisar antes ^-^

      Excluir
  6. Olá
    Alguns livros são realmente bem carinhos, mas simplesmente não consigo ler em e-book no pc...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, para leitura de e-book recomendo que tenha algum tablet ou e-reader, porque ler no PC prejudica a visão :S

      Excluir
  7. Na minha opnião , e-book só para faculdade se for necessario.
    O livro pode ser caro, mas vale todo o dinheiro. A capa, o cheiro de novo, o cuidado de não amassar, mais um na estante, colorido da capa.. nossa o conteudo ali deitada na cama lendo.. mil vezes livro mesmo que seje o dobro do e-book vale mt mais a pena.
    Beijos ;*

    cantarollando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se for um livro que realmente queira, vale a pena cada centavo gasto :)

      Excluir
  8. Não leio livros em e-books
    Não tenho os aparelhos necessarios

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... nesse caso, o ideal mesmo são os livros físicos ^-^

      Excluir
  9. Legal o projeto! Eu acho que é muito subjetivo, sabe? Se o livro foi somente mais uma leitura, não adianta tê-lo na estante, mas se foi algo especial para você e bem marcante, vale a pena desconsiderar o e-book e comprar uma edição linda e resistente, por mais cara que seja. Porém, para primeiras impressões, acredito que e-books sejam suficientes, mas o preço ainda é elevado aqui no Brasil, e os e-readers também não são tão baratinhos, né?
    Eu leria e-books se tivesse um Kobo ou Kindle, mas não possuo no momento, então fico com o bom e velho livro, hehe. Que, na verdade, acho ainda melhor.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Atualmente eu compro mais os livros que quero muito; quando não é um livro tão esperado assim, leio e-book ou então peço algum emprestado para saber se vou gostar mesmo (e considero uma possível compra ^^)
      O valor dos leitores para e-book também devem ser levados em conta, já que não são tão baratos; para quem já tem (tablet ou e-reader) o e-book é uma alternativa :) Porém nada substitui o bom e velho livro ^-^

      Excluir
  10. Oi Isabelle,

    Você esqueceu de mencionar as bibliotecas! Eu trabalho em uma, inclusive. Uma biblioteca pública que tem 25 mil títulos. Todos à disposição de quem quiser, sem qualquer taxa. Eu sei que ler um livro de biblioteca não é a mesma coisa de tê-lo em sua própria estante. Mas pode ser uma boa quando a gente não sabe se o livro é bom...

    bjo,

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      De fato, é uma opção; uma ótima opção por sinal. Gosto muito de pegar livros em bibliotecas, sempre que posso pego um na biblioteca da minha faculdade ^-^
      Só é uma pena que nem sempre elas estejam tão acessíveis aos leitores :/ Mas é uma ótima alternativa

      Excluir
  11. Amiga que post maravilhoso. Concordo com vc plenamente, só compro livros caros se for uma emergência!!!! Depois que me acostumei a comprar na net, entro tranqüila nas livrarias e nem me estresse, antes tinha que comprar de todo jeito. Tenho mania de listar os livros que quero e vou acompanhando os preços e se eu entrar na livraria e estiver com um preço bom aí não resisto ... Ontem mesmo encontrei o livro Morte súbita na Saraiva por 29,90 e achei que estava bom meu preço então o maridão me deu de presente. Estou a dois meses sem comprar nada!!! Mega orgulhosa de mim!!! E-books tenho uns clássicos e alguns de autores nacionais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post ^-^
      Também gosto de listar os livros que eu quero para depois comprar; ai quando os acho a bons preços logo compro :)
      Puxa, ótima promoção do "Morte Súbita" *-*
      Uau, parabéns; força de vontade. Ainda consigo isso ^^'

      Excluir