sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resenha {Livro} - A invenção de Hugo Cabret (Brian Selznick)

Boa tarde caros leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão indo?
Depois de um tempinho sem atualizar esse espaço, hoje trago a resenha do livro que mais me "encantou" nas leituras desse ano. Trata-se do livro A invenção de Hugo Cabret, que teve uma adaptação cinematográfica recentemente :) Então, sem mais delongas, vamos a resenha:

A história inicia nos mostrando Hugo Cabret: um menino que mora numa estação de trens e conserta os relógios de lá, realizando pequenos furtos a uma loja de brinquedos. O garoto tem fascínio por consertar coisas, em especial os relógios. Entretanto o que ele mais anseia consertar não é um relógio, e sim um autômato.

"O que é? - perguntou Hugo.
- Um autômato.
- O que é isso?
- Um objeto de corda, como uma caixa de música ou um brinquedo, só que infinitamente mais complexo [...]"
(Brian Selznick, p.114)

O tal autômato foi achado pelo pai de Hugo no museu onde trabalhava; o pai fica encantado com o objeto e empolgado em consertá-lo, que segundo ele, iria escrever algo; assim, após a morte do pai, Hugo se sente instigado a consertá-lo e descobrir que mensagem ele trará.
No decorrer da história Hugo conhece Isabelle (minha xará *-*), que acaba ajudando-o a consertar o autômato, e o tio de Isabelle, dono da loja de brinquedos que Hugo roubava.
O livro é dividido em duas partes: a primeira termina no momento em que Hugo consegue finalmente consertar o autômato, e a segunda inicia com a busca de Hugo e Isabelle para descobrir o que há por trás da mensagem que o objeto fez.

Não posso contar mais senão vou acabar dando spoilers ^^' só posso dizer mais uma coisa: é na segunda parte que "entra" o cinema *-* Fatos reais vão sendo misturados a ficção, dando para notar que houve um grande trabalho de pesquisa por parte do autor.

Quanto ao trabalho de diagramação, está simplesmente impecável. E os desenhos ao longo da história dão um toque especial, como se estivéssemos assistindo um filme ^-^
Um dos desenhos do livro, mostrando o Hugo ^^

Essa lombada é muito fofa ♥ 


Quanto ao filme, ainda não tive oportunidade de assistir; mas pelo que andei lendo em críticas, parece ser igualmente encantador ^-^

524 páginas | 1° edição | 2007 | Edições SM





4 comentários:

  1. Oi lindaaaaa :)

    Adorei sua resenha, nunca ouvi falar dessa história. Mas, realmente, parece ser bem encantadora *-*

    Beijos =)
    http://acciobks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      É uma história maravilhosa; quando puder leia, vale muito a pena ^-^

      Excluir
  2. Já vi o filme e achei muito lindo!
    Agora quero ler o livro. Imagino que seja ainda melhor que o filme! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela leitura e resenha, esse livro me parece bem bonito e interessante.

    ResponderExcluir