sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resenha {Filme} - A onda

Boa tarde caros leitores e leitoras do meu Brasil. Como estão?
Hoje trago mais uma resenha de filme, porém dessa vez será um pouco diferente. A resenha da vez, do filme A Onda, foi escrita por minha amiga da faculdade, Daniele Rodrigues, sobre o filme que assistimos na aula de "Sociologia da Educação"; e com a autorização dela, venho trazer a resenha.
Então, sem mais delongas, a resenha :)

O filme retrata um professor alemão que é admitido em uma escola para dar aulas sobre um determinado 
tema. O assunto abordado na sala de aula é autocracia, que segundo uma das alunas, "é quando um indivíduo ou grupo tem poder sobre as massas.", como uma Ditadura. Ao abordar esse tema, o professor percebe que a classe possui opiniões diferentes. 
Após refletir sobre como abordaria o tema, o professor começa a aplicar métodos da autocracia sem que os alunos percebam, ordenando regras como levantar para falar, chamá-lo de Sr. Wenger etc..
No outro dia de aula ele é mais ousado, impondo que união é poder, e dá  a ideia de usar uniformes e que a classe escolha um nome para o grupo, e de muitas opções, foi escolhido "A onda".
Apenas a aluna Kara questiona o professor, perguntando se ele não estava indo longe demais, pois os alunos estavam espalhando a ideologia pela cidade como se fosse uma verdadeira ditadura.
No decorrer do filme, o professor percebe que de fato estava indo longe demais, porém nem ele mesmo esperava que fosse tomar tais proporções.

O filme nos dá informações atuais, nos fazendo refletir sobre práticas pedagógicas, sociais e culturais.

Die Welle | Drama, suspense | Alemanha | 2008



--------------------------------------------------------


Então pessoal, o que acharam? Vou tentar fazer isso mais vezes :) (fazendo uma lista mental de possíveis resenhistas da minha turma *-*)

Beijinhos a todos e até a próxima atualização.

22 comentários:

  1. Esse filme é muito bom
    Assisti ele na faculdade e achei bem impactante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom :) Assistiu na faculdade também?! Que legal *-*

      Excluir
  2. O filme parece ser bem interessante.
    Faça isso mais vezes, traga resenhas de seus amigos, sempre sera bom ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da ideia. Vou fazer isso mais vezes :)

      Excluir
  3. Este filme é um dos meus preferidos. É impressionante como ele consegue controlar a turma e as consequências que isto tudo provoca. É demais, recomendo muito!
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal *-* Já entrou na minha lista de favoritos também ^-^ Super recomendado!

      Excluir
  4. Vi esse filme na faculdade!
    Incrível o poder da influência!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme!
    Parece interessante. Foge um pouquinho do que eu estou acostumada a assistir, mas variar às vezes é bom!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom o filme, recomendo. Quando puder, assista :)

      Excluir
  6. Então eu vi o trailer desse filme parece ser bom, estou louca pra assistir

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do trailer. Quando puder assista, vale a pena ^-^

      Excluir
  7. Nossa não vi este filme, parece ser ótimo .. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder assista, vale muito a pena :)

      Excluir
  8. EU adorei esse filme! Eu vi há um tempinho, quando eu estava no 9º ano, numa aula sobre 2º Guerra Mundial ahaha

    Beijos, Rafael Augusto.
    http://enseada-das-letras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu vi esse filme na oitava série quando estudava ditadura e amei. Se não me engano, ele possui dois finais e é um melhor que o outro. Realmente me fez refletir =D

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que demais *-* Não sabia que tinha dois finais. Vou procurar mais sobre isso. Obrigada pela informação ^-^

      Excluir
  10. Não conhecia o filme,
    mas alguns professores meus estão precisando assistir,estudo em uma faculdade privada onde se paga uma fortuna e se é tratado pior que um cachorro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder assista, e indique a seus professores. É uma pena que seus professores não te tratem bem :/ Eu também estudo em uma faculdade privada, mas lá é meio que divido: alguns professores são uns amores e outros nem tanto.... :/

      Excluir
  11. Nao conhecia esse filme, ele é de que ano???? Muito interessante, adorei.
    Sua amiga escreve mega bem, fiquei curiosa para ver o filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é de 2008. É muito bom, vale a pena assistir.
      Agradeço por ela :)

      Excluir