quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Resenha {Livro} - A mão e a luva (Machado de Assis)

Bom dia caros leitores e leitoras do meu Brasil!
Desculpem-me pela ausência recente no blog; dessa vez o motivo foram as provas da faculdade ^^' Hoje, como tive uma "folguinha" das provas e trabalhos, trouxe resenha nova para vocês. Simbora?!

A história inicia com dois estudantes de Direito, Luís Alves e Estêvão, até então amigos. Estêvão confia em Luís Alves já que este é seu amigo e assim confessa o amor não correspondido que senta pela doce e jovem professora Guiomar.
O tempo passa e os jovens amigos se formam, tornando-se advogados. Estêvão, apesar de passados alguns anos, não deixa de amar Guiomar. E quando ele menos esperava, eis que a reencontra. Acontece que ele e o amigo estão trabalhando para a baronesa, mãe "adotiva" de Guiomar, e numa tarde Estêvão a vê passando e a reconhece. Ele então vai falar com ela, confessando tudo que sente; Guiomar, porém, não dá muitas esperanças ao rapaz, e assim ele fica meio deprimido, mesmo com o apoio de Luís Alves.

"- O amor é uma carta, mais ou menos longa, escrita em papel velino, corte-dourado, muito cheiroso e catita; carta de parabéns quando se lê, carta de pêsames quando se acabou de ler. Tu que chegaste ao fim, põe a epístola no fundo da gaveta, e não te lembres de ir ver se ela tem um post scriptum..."
(Machado de Assis, p.11)

Enquanto isso, o sobrinho da baronesa, Jorge, vem a cidade; ele também nutre sentimentos por Guiomar, tendo certo apoio de Mrs. Oswald, que trabalha para a baronesa. Guiomar, por sua vez, não tem planos não tem planos de casar com Jorge, embora saiba por Mrs. Oswald que esse é o desejo de sua amada mãe. Guiomar fica então no dilema entre fazer a baronesa feliz ou ser feliz ao lado de quem realmente ama. E Estêvão, por sua vez, terá de lutar com um rival pelo amor de Guiomar.

Uma narrativa envolvente que, apesar do vocabulário um tanto "rebuscado", prende a atenção do começo ao fim. Livro mais que recomendado aos amantes da nossa Literatura :)

91 páginas | 1° edição | 2012 | Rovele





20 comentários:

  1. Confesso que não sou muito fã da narrativa de Machado, mas tenho que admitir que as histórias são incríveis!
    Adoro alguns clássicos
    Parabéns pela dica

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não curtia muito por conta da linguagem; mas acabei "superando" isso e estou amando as histórias ^-^ Recomendo :)

      Excluir
  2. Acho super legais os livros de Machado de Assis...!
    Você faz uma ótima resenha, parabéns.

    Att. Guilherme
    http://livrosvsspoilers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Mais um fã das histórias de Machado :D
      E obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha ^^

      Excluir
  3. Oi Bells!
    Acredita que eu nunca li nenhum livro do Machado de Assis? Que vergonha, né? =P
    Não conhecia essa história, mas parece ser bem legal.

    Beijos
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Gabi; bem, quando tiver oportunidade leia que você vai gostar ^^ E recomendo esse livro pra você começar, que é curtinho e bem gostosinho de ler ^-^

      Excluir
  4. Que vergonha!... Embora eu adore os clássicos, ainda não li nada de Machado de Assis :(
    Espero poder "corrigir" isso em breve.
    Bela resenha!... Acho que vou começar por este ;)

    Bjs!

    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, vergonha nada ^^' Nunca é tarde para começar a ler obras clássicas, sejam elas quais forem :) No momento certo você começará a ler e vai se apaixonar ^-^

      Excluir
  5. Parece ótimo! Mas vamos combinar, o Machado de Assis nunca nos decepciona né?
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, recomendo :) E de fato, Machado não decepciona ^-^

      Excluir
  6. Oi, flor.
    Não li esse livro ainda, são tantos na fila que sempre acaba ficando para depois.
    Esse parece ser um que irei adorar.
    Apesar de todos os seus aclamados clássicos, o meu favorito de Machado de Assis é O Alienista.
    Um beijo!
    www.fulanaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder leia, é bem legal ^-^
      Já li "O alienista", mas não lembro muito da história :S preciso reler ^^'

      Excluir
  7. Você acredita que nunca li Machado de Assis.. dá até vergonha
    eu penso que isso é falta de patriotismo kkkk
    mas vou colocar esse na lista, pois adorei a resenha
    bjus
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Quando puder leia sim, é uma boa pedida para começar :D

      Excluir
  8. adorei a postagem vocêe muito escreve muito bem!, esse livro é bem interesante pelo o que você falou eu te convido para ar um olhadinha no meu blog falo de moda e muito mais antão quando estiver tempo passa lá ok beijo http://umtoquedebocarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post ^-^
      O livro é muito bom, recomendo.
      Vou ver seu blog sim :)

      Excluir
  9. Que máximo vc esta se dedicando aos clássicos, me orgulho de vc. Quero fazer isso mas os livros de parceria deixam o tempo curto.
    Aforo Machado de Assis, mas nunca li esse livro. Pelo que vc escreveu ele parece interessante. Parabéns pelaleitura e resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, obrigada ^^' Eu quase não lia clássicos até que resolvi mudar isso. E estou adorando *-*
      Puxa, espero que consiga ler mais clássicos também :)
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e, quando puder, leia esse que é bem legal e curtinho ^-^

      Excluir
  10. Oi Isabelle!
    Não sou leitora assídua de autores clássicos, nada pessoal contra a escrita deles, apenas não achei nenhum que chamasse minha atenção. Assim como esse, muitos dos que já passaram pela minha mão são livros que tratam de relacionamentos e eu não gosto muito do gênero.
    Acho que autor clássico perfeito para mim é Monteiro Lobato e outros do gênero! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Helaina. O negócio é achar mesmo uma história que te atraia pela temática :) Mas ta ai, uma boa pedida de autor: Monteiro Lobato. Tenho muita vontade de ler as obras dele *-*

      Excluir