domingo, 6 de outubro de 2013

Resenha {Livro} - Um amor para recordar (Nicholas Sparks)

Boa tarde caros leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão? Bem, eu espero ^-^
Hoje trago a resenha de um dos melhores livros que li esse ano (livro esse que estava querendo ler desde que vi o filme: Um amor para recordar); comprei esse livro na Bienal (saudades ^^') e comecei logo a ler. Ri, chorei, amei! E hoje trago minha opinião do livro (que é um pouco diferente do filme) para vocês.

O livro é narrado pelo protagonista, Landon Carter, que conta sua história de 40 anos atrás, quando ele tinha 17 anos. É o ano de 1958, na cidade de Beaufort, Carolina do Norte.
Landon é um rapaz um tanto rebelde; aos 17 anos, com uma mãe amorosa e um pai ausente, Landon desconta o que sente em atos nem sempre sensatos. Assim como seus amigos, ele está no último ano do ensino médio e se preparando para ingressar na universidade.
Como requisito para a conclusão do último ano, Landon deve fazer uma matéria a sua escolha (como faz parte da educação nas escolas americanas) e por não ter muitas opções que o agradem, ele opta por ingressar nas aulas de teatro, imaginando que não teria de se esforçar muito para passar nessa disciplina. Enquanto isso,seu pai sugere que Landon faça parte de algum grupo estudantil, alegando que isso o ajudará a ingressar na universidade. Landon consegue ser eleito enquanto continua indo às aulas de teatro, que não são tão fáceis quanto ele pensava; e como foi eleito, ele deve participar também do baile de ex-alunos acompanhado de alguém. Assim, Landon tenta convidar alguma garota para ir ao baile com ele, mas acaba não conseguindo ir com nenhuma das garotas que ele esperava ir. Só resta então uma última opção: Jamie Sullivan, sua colega das aulas de teatro.
Jamie é bem diferente de Landon, talvez até mesmo o oposto. Filha do pastor da cidade, o Sr. Hegbert (de quem Landon e seus amigos vive caçoando), a jovem é bondosa, atenciosa, sempre com um sorriso no rosto e disposta a ajudar. E é também bastante religiosa, com uma fé inabalável e está sempre com sua Bíblia, demonstrando essa fé ao falar. Ela é exatamente o oposto das garotas de sua idade, e portanto Landon nunca esperaria convidá-la. Vendo-se sem saída, Landon a convida para ir ao baile, ao que ela aceita. Ela lhe propõe só uma coisa: "- Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim." (p. 54)
Landon acha engraçado o que ela diz mas não a contesta. Ele então a leva ao baile e após o episódio, a vida de ambos continua como sempre foi.
Passados alguns dias, após uma das aulas de teatro, Jamie pede à Landon um favor. Ela o pergunta se ele poderia participar da peça teatral de natal daquele ano como o protagonista. Essa peça, escrita pelo pai de Jamie como uma homenagem a esposa falecida, é feita todos os anos pelos alunos do último ano do colégio e exibida no teatro local. Landon questiona porque deve ser ele a fazer o papel quando existem outros rapazes na escola, mas então ele percebe que os meninos que participam das aulas de teatro devem fazê-lo, e como além dele só há outro menino que está muito nervoso para fazer o papel, ele acaba aceitando o pedido de Jamie.
Os dias vão passando, Landon vai ensaiando seu papel na peça junto com Jamie e sempre a acompanha até sua casa, o que faz nascer uma amizade entre os dois. Tudo pronto, é chegado o dia da apresentação. Landon está muito ansioso, especialmente com uma das cenas em que vai contracenar com Jamie. Quando chega o momento, ele se surpreende com o visual da jovem, que como ele mesmo diz, parece como uma garota normal de sua idade.
O tempo passa e os laços entre os dois vão se fortalecendo. Entretanto, por ironia do destino, algo está para acontecer que pode separá-los de vez ou uni-los ainda mais.

"Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer."
(Nicholas Sparks, p. 238)

Esse foi o terceiro livro que li do autor, e mais uma vez me apaixonei e me emocionei com uma história do tio Sparks ^^ Já conhecia parcialmente a história por conta do filme baseado no livro, mesmo que a história seja um pouco diferente; mas apesar disso, gostei muito da história. Mais um livro que recomendo desse brilhante autor, assim como o filme ^-^

Comparativo da minha edição (Novo Conceito de bolso) e a edição normal do livro Um Porto Seguro :)

238 páginas | 1° edição | 2012 | Novo Conceito


14 comentários:

  1. Não muito o meu estilo de leitura... Mas parece ser um bom livro. Parabéns pela resenha ;)

    Bjs

    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha ^-^

      Excluir
  2. Esse é um tipo de livro que eu vou ler e vou chorar até não poder mais, como sempre acontece nos livros do Nicholas Sparks. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, te entendo ^^' Nicholas Sparks sempre emocionando seus leitores :)

      Excluir
  3. Esse foi o primeiro livro que li do tio Sparks :') é simplesmente perfeito. Amei sua resenha!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha ^-^
      O livro é bom demais né?! Fiquei apaixonada!!

      Excluir
  4. Esse foi o unico livro de Sparks que eu gostei!!! Talvez por ter sido o primeiro, mas não sou muito fã de como ele escreve kkkkk Mas é impossível não chorar!!!

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, pena que não gostou dos outros :/ mas gostou desse, que legal ^-^

      Excluir
  5. Hey
    Ah esse ainda falta na minha coleção Sparks.
    Eu quase não aguento assistir o filme, porque sempre choro.

    Imaginei mesmo que o livro fosse diferente.
    Adorei a resenha, parabéns

    bjs
    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha ^-^
      Quando puder leia, é lindo (assim como o filme ^^)

      Excluir
  6. Que bom que vc leu esse livro. Li a algum tempo e também gostei.
    Parabéns pela resenha, Bjos!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado da resenha :D
      É lindo não é?! Eu amei!!

      Excluir
  7. Oi Isabelle! ^^
    Ainda não li nenhum livro do Sparks, mas quero fazer isso. O que me dificultou até agora é que as temáticas dos livros dele não fazem muito o meu gosto.Mas sou muito curiosa pra saber como é o estilo dele que conquista tanta gente! :) Talvez um ia quando eu estiver inspirada eu leia! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, quando puder leia sim, são história maravilhosas ^-^ Comece por um curtinho; pode ser que com o tempo você passe a gostar mais :D

      Excluir