sexta-feira, 1 de novembro de 2013

{Te lo dirò} Projeto Beletristas: Por que ler?


Boa tarde caros leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão indo?
O post de hoje da coluna Te lo dirò será dedicado a postagem coletiva do projeto Beletristas. 
O tema da vez é: POR QUE LER?

Hoje em dia, infelizmente as campanhas de incentivo a leitura em nosso país ainda são escassas. Os livros custam cada vez mais caro (claro, existem alternativas, como bibliotecas públicas e afins), mas o que também prejudica os hábitos de leitura é a atratividade do livro. 
Muitas vezes somos apresentados a histórias que não trazem atrativos, como é o caso dos livros clássicos que devemos ler na escola, seja no ensino médio ou no ensino fundamental. Não que a criança e o jovem não possam ler determinada história; a questão é que muitas vezes não estamos amadurecidos para tal história, enquanto outras serão amadas se dermos alguma chance a elas. 
Voltando ao incentivo a leitura em nosso país, acredito também que isso não seja culpa somente do governo. É culpa do todo, que inclui a população, o sistema, a mídia, etc.
Agora eu me pergunto, por que ler? Para mim, eu leio porque me dá prazer. E leio porque também é necessário na minha área profissional (educação). Mas, como meu amor pela leitura começou?
Não me lembro ao certo quando começou, quantos anos eu tinha ^^' Só lembro que desde que me entendo por gente liam para mim; e quando eu aprendi a ler, comecei pelos gibis da Turma da Mônica. Desde então, o monstro da leitura foi crescendo (sempre digo isso a minha mãe quando vou comprar mais livros e ela diz que já tenho muitos XD). 
O estranho é que a alguns anos eu odiava ler, parece até que minha paixão pela leitura foi sendo reduzida. Em meados de 2002, quando a escola me passava livros para ler, eu não suportava ter de ler aqueles livros >< (e olha que eram livros bem infantis, muitas vezes adaptações bastante reduzidas de clássicos O.O). Até que um dia minha professora de Português mandou a turma ler o livro Pollyanna Menina, numa versão adaptada para crianças. Minha mãe comprou o livro, eu peguei para ler (só porque teria prova sobre a história) e me encantei. Foi amor a primeira lida! Por isso sou tão apaixonada pela fantástica história da menina e seu "jogo do contente". Tanto que recentemente consegui comprar a história na versão original (traduzida ^^) e devorei. Foi maravilhoso, depois de tantos anos, poder me encantar novamente pela mesma história. E agora estou lendo a continuação, Pollyanna Moça, que na época a professora havia passado para uma das turmas do antigo ginásio ler. E estou igualmente encantada.
Então me pergunto novamente: Por que ler?
Porque ler encanta, emociona, nos faz pensar, refletir, viajar, sonhar. Hoje a leitura é essencial em minha vida, e só tenho a agradecer pelo que ela tem me proporcionado ao longo dos anos.
E você, caro leitor, por que você ler? Deixe sua resposta nos comentários, vou adorar descobrir porque você, assim como eu, tem um carinho especial pela leitura ^-^
------------------------------------------------------------------------------

Blogs participantes do Projeto:

Organização:
A ideia do post faz parte do Projeto Beletrista. Se interessou e gostaria de saber maiores informações sobre o projeto? Então clique na imagem abaixo e acesse a página do projeto:

8 comentários:

  1. Isa querida adorei saber sobre as origens do seu interesse pela leitura e assim como vc tbem li Pollyanna e Pollyanna moça qnd era novinha e me apaixonei, quero reler um dia. Esses livros que tem uma mensagem linda e positiva para todas as idades!!!
    Lembro que eu era tímida e sempre ficava na biblioteca no recreio e depois esse interesse só aumentou. Dois anos atrás eu lia um livro por mês, hoje leio de quatro a seis!!! Adoro e cada dia estou mais apaixonada pelos autores nacionais atuais.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^-^
      Que legal. Bibliotecas são lugares fantásticos! Muito bom ter te incentivado a esse hábito maravilhoso que é a leitura ^-^

      Excluir
  2. Olá isa :)
    Que ótimo projeto! E uma pergunta muito difícil, rs.
    Para mim, o livro também é essencial. Se eu passar um dia sem ler, ao menos umas páginas, me sinto diferente.
    Mas eu leio para fugir da realidade. É tão sem sal, não?
    Pelo menos a minha vida anda assim.. E os livros me fazem ser outra pessoa, me ver em outra situação, e aproveitar melhor a vida, mesmo que seja fictício.
    Ler, como você disse, encanta, emociona! Poucas coisas me emocionam hoje em dia, e o livro é uma delas.
    Livro é vida <3
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é muito legal mesmo, adoro fazer os posts; e de fato, a pergunta é um tanto difícil ^^'
      Concordo, eu também não posso passar um dia sem ler uma página que seja. É estranho quando não leio :S
      Os livros são essenciais na vida de nós, leitores e leitoras!

      Excluir
  3. Muito bom, adorei.
    Hoje em dia é difícil ter incentivo à leitura. Muitos te acham louco porque você sai com um livro por onde anda. Poucos entendem que isso é uma verdadeira cultura.
    Gostei demais

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post ^-^
      Poxa, nem fala; infelizmente muitos ainda julgam quem lê. Triste isso :/ Mas eu nem ligo, leio por onde for, quando quiser e puder :P

      Excluir
  4. Bom, eu leio porque esse mundo para mim não é suficiente. As vezes me sinto tão deslocada vivendo nele que ao ler, estou na verdade procurando o lugar a qual pertenço. Já me encontrei em Narnia, Londres e no País das Maravilhas. Acho que viveria bem em StoryBrook e Hogwarts também. O fato é que ler, me faz acreditar que há algo mais além do que enxergamos. Me faz ter a esperança.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Helaina. Também leio para poder encontrar o mundo ao qual eu pertença. Acho que é o sentimento que nós, leitores, em geral temos ^-^
      Em Hogwarts eu viveria maravilhosamente bem; iria para lá sem pensar duas vezes *-*

      Excluir