quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

{Te lo dirò} A questão de emprestar livros

De vez em sempre eu me deparo com a seguinte pergunta: devo ou não devo emprestar meu livro? E é sempre complicado de responder esse questionamento interno :S Para mim, é um tipo de divisor de águas. Certos livros eu tenho o maior prazer em emprestar (meu exemplar de A culpa é das estrelas que o diga ^^'), outros não empresto nem sob tortura (a exemplo de meu querido exemplar de O mundo de Downton Abbey). 
Mas ai vem outra questão: devo ou não devo emprestar o livro para fulano? Ai vai depender da pessoa. Tem gente que eu tenho grande felicidade em emprestar meus livros. Eu indico, a pessoa se interessa e eu vou e empresto; e as pessoas que se incluem nessa minha "lista VIP de empréstimo" são: minha mãe, minha avó, minha tia e ALGUNS amigos dentro e fora da faculdade.
Er... minha lista é um tanto restrita. Mas depois que alguns livros voltam para você completamente detonados, essa é a melhor opção que se tem. Sem falar daqueles que demoram ERAS para devolver seus livros. Sério, isso me dá raiva. Eu sei, o tempo é corrido, a pessoa tem muitos compromissos e etc. mas custa devolver o livro em menos de um ano?! Uma coisa que eu odeio é ter que pedir algo que é meu; e quando é livro, o mesmo vale. Ai eu sempre tenho que "contornar" a situação, perguntando algo do tipo: "e ai, como tá a história?", ou "Já tá em qual página?"; mas na minha mente eu pergunto: "Vai devolver meu livro quando, hein??"
Isso me irrita cara! 
Voltando ao estado dos livros... não é sempre que acontece, mas tem vezes que os livros voltam como se tivessem passado um trator por cima deles. Ou se tivessem usado-o como bandeja de café da manhã. Ou ainda, como se o cachorro tivesse lido (tá, exagerei nessa parte :P); anyway, já fiquei com nojo de um livro que me devolveram. Tinha substâncias não identificadas nas laterais. NOJENTO! Isso já aconteceu com vocês? Espero que não!!
Agora, existem algumas exceções. Como quando emprestei minha coleção do Harry Potter. Eu sempre dizia: "Não empresto minha coleção do HP pra ninguém", com uma cara de poucos amigos :P Até que esse ano uma amiga que estimo muito (Amanda-chan ^o^) me pediu a coleção inteira do HP. E eu fiquei tipo: O que eu faço agora?? Empresto ou não empresto? O.o Dúvida cruel :S Pesei os prós e contras e no final emprestei (quase exitando no final, mas tudo bem XD). E não me arrependo! Sei que ela é uma pessoa super cuidadosa e que teve o maior carinho com meus bebês. E ainda "fiz" mais uma potterhead, hehe *---*
No fim das contas, sei que vou continuar emprestando meus amados livrinhos. O mundo precisa conhecer cada vez mais histórias *----* Só que depois dessas experiências já sei o que emprestar e para quem emprestar :P Então, amiguinhos que estão lendo esse post, saibam que meus livros estão disponíveis para vocês quando precisarem. Só não esqueçam de tomar os devidos cuidados, senão eu não respondo por mim :)

-----------------------------------------------

E assim termina meu pequeno-grande desabafo em forma de post sem noção :P Mas falando sério, o que vocês pensam a respeito do empréstimo de livros? Costumam emprestar? Ou nem pensam na possibilidade? Deixem nos comentários, vou adorar saber a opinião de vocês :D


22 comentários:

  1. Gostei do post e concordo muito com você
    Só empresto meus livros a 2 amigas que são tão viciadas quanto eu!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai; tem que emprestar para quem você sabe que vai tomar conta direitinho dos seus livros ^-^
      Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  2. Eu não costumo emprestar, mas outro dia abri exceção para uma pessoa. Às vezes empresto mas só se a pessoa ler na minha casa (essa vai pra aqueles que levam o livro e somem com ele dentro de casa), mas dependendo da pessoa, não ligo de emprestar não. E dependendo do livro também, é claro. Tenho muito medo de não devolverem, e como não trabalho, fico com medo de não poder comprar um novo, aí já sabe, acabo não emprestando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, entendo. É chato você emprestar um livro e a pessoa perder :/ (é como se perdessem um filho meu :S)
      Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  3. Eu costumo emprestar livros, sim, porque acredito que seja importante incentivar as pessoas a lerem. Mas eu vou com calma, quando não conheço direito os hábitos da pessoa, começo emprestando um livro que eu não sou tão apegada assim. Quando ela demonstra que merece minha confiança, sem estragar o livro e devolvendo em um prazo legal, empresto sem problemas. Não sou do tipo que se recusa a emprestar. Acho, na verdade, que é um hábito bem legal de se ter. (:

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O legal de emprestar é isso: incentivar os outros a ler :D
      Interessante seu "método de empréstimo de livros". Boa dica ;)
      Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  4. Oooooi! tudo bem?
    Eu sei que dei uma bela sumida, mas estou com saudades!
    saudades do seu blog e das coisas que escreve :D
    Desculpe a minha ausência, eu tava num semestre do cão na faculdade.
    Agora estou de férias e serei uma leitora inteirinha sua ^^

    Adorei a postagem!

    E uma frase de presente pra vc:

    ''Não é bom dar o meu coração e minha alma
    Porque você já tem isso.
    Então, eu te trouxe um espelho.
    Olhe para si mesmo e lembre-se de mim.''

    Rumi

    Grande beijo! se cuida ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ^-^
      Também tive um semestre complicado na faculdade, mas passou (ufa ^^'). Espero que tenha ido bem :)

      Excluir
  5. Sou outra que tem uma lista restrita de para quem empresto meus livros, tenho muito ciúmes deles kk

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho ciúmes dos meus "preciosos" :D Por isso a lista VIP ^-^
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Hey
    Muito bacana o texto! HAHAHA
    Só empresto os livros para minha prima! E ela me empresta os dela hahahahahaha
    Fica uma fazendo garantia da outra.
    Na faculdade eu ninguém nunca me pediu. E acho que se me pedissem eu não iria emprestar hahaha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post ^-^
      Boa ideia! Assim você sabe que seus livros estarão em boas mãos ^-^

      Excluir
  7. Entendo totalmente a sua dor. Uma vez emprestei meu Lolita (<3 livro favorito) para uma amiga, que demorou simplesmente quase um ano pra ser devolvido. Juro. Quase um ano. Enquanto isso, emprestei meu O Hobbit para outro amigo, que simplesmente enrolou um baseado com o prefácio.
    Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, um ano?! O.o Isso quase aconteceu comigo. Emprestei um livro meu a uma colega e ela demorou bastante tampo, quase um ano também (alguns meses). Isso é chato e nem empresto mais a ela :/ E cruzes o que fizeram isso com seu livro O.o Espero que ele tenha lhe dado outro livro!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Também tenho o maior prazer de compartilhar com as pessoas algo que li e gostei muito. Mas é realmente triste quando o livro volta detonado, o que nunca aconteceu comigo. Em compensação, já emprestei livros que nunca mais voltaram.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais poder compartilhar histórias e fazer outras pessoas gostarem delas ^-^ Mas é realmente chato quando o livro volta danificado ou quando nem volta :/ Só espero que quem não devolveu seus livros lhe de outros ^-^
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Ah, eu sou bem assim!
    Adoro emprestar livros, mas só empresto para aquelas que realmente são apaixonadas por leituras, e entendem o amor que eu sinto por aqueles pequenos tesouros <3
    Vivo contornando a história também! Mas quando a pessoa demora muito, eu dou na cara mesmo, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai. Assim você tem mais garantia de quando e como eles vão voltar ^-^
      Eu tenho que passar a fazer isso, de dizer logo na cara XD Mas fico meio sem jeito :S
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  10. Isa concordo com vc e praticamente faço o mesmo que vc. Além disso tem pessoas tipo minha mãe que costumam ler meus livros novos antes mesmo de mim, até gosto porque ela me dá uma primeira impressão dizendo se é bom ou não. Mas acidentes podem acontecer e geralmente analiso se a pessoa é reincidente ou não. É quase um julgamento para decidir se a pessoa irá comprar um novo exemplar ou não. Enfim me divirto com essas questões.
    Parabéns pelo post!!! Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, é um "julgamento" mesmo ^-^ E é de fato bem divertido as vezes! Só não gosto quando acontece os imprevistos :S Mas no geral é legal, porque acaba incentivando outros a lerem nossas histórias favoritas!
      Sua mãe também é uma leitora, que legal *--* Minha mãe também lê meus livros e eu leio os dela. Assim trocamos ideias de livros para ler, é bem legal.
      Obrigada pela visita Aline ^-^

      Excluir
  11. Gostei do post, e concordo com você. Eu não gosto de emprestar meus livros, ok, depende. Tem uns livros que eu não tenho apego, mas minhas sagas preferidas NÃO! Já emprestei O Herói Perdido e voltou TODO ACABADO :'( Até hoje fico triste com isso. Tem livro que emprestei há tanto tempo que esqueço, e de vez em quando a pessoa me lembra.

    Ok, eu amei teu blog porque é EM ITALIANO. Amiga, bate aqui! Sou apaixonada pela Itália ♥ Fui pra lá ano passado! Agora, me conta essas história, mulher, de tua relação com a Itália :D

    TÔ SEGUINDO

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post e do blog ^-^
      Puxa, que chato isso :/ Até desanima de emprestar livros. Dos meus livros preferidos, só abri essa exceção que citei no post. Depois dessa, nunca mais :P

      Ah, minha relação com a Itália é de amor pela cultura italiana; e também pelo local no geral. Ainda não fui a Itália, mas comecei a juntar economias para visitar esse país maravilhoso algum dia ^-^ Sua ida à Itália deve ter sido maravilhosa <3
      Obrigada pela visita.

      Excluir