sábado, 22 de fevereiro de 2014

{Pensieri} - O friozinho na barriga da primeira aula

Fonte: DeviantArt

Quando comecei a faculdade de Letras, sabia exatamente onde isso iria parar: na sala de aula, comigo como professora. No começo, esse não era meu grande objetivo de vida (era trabalhar numa editora ^^'), mas com o passar do tempo, das experiências que vamos tendo com a vida, tomei uma paixão especial pela sala de aula. Mas com essa minha "paixonite", veio também o medo O.o Sim, ele mesmo, o medo. Medo do público, medo de não me sair bem na frente dos meus (futuros) alunos... puro e simples medo.
Sempre fui uma pessoa fechada, na minha, no meu canto. Socialização é algo difícil pra mim. Sério, por que eu "entrei nessa" de lecionar? Acho que foi pelo desafio, não sei :S
De qualquer maneira, tudo ia bem na dita faculdade. As matérias cada vez mais empolgantes, os professores (alguns) muito bacanas, amigos igualmente legais e animados, notas boas, monografia com tema já definido, metade da faculdade concluída... então começa o 5° período. Toda aquela animação de sempre, de rever os amigos, os professores e conhecer as matérias que teremos esse semestre; por sinal, não são muitas matérias assim (ufa!), mas eis que chega o inevitável: o Estágio Orientado O.o A professora começa a nos explicar que é tranquilo, um pouco corrido e necessário para a conclusão da faculdade. Ok, tudo bem, beleza! Mas e o medo que cresce cada vez mais, antes mesmo de começar esse estágio? 
Tá, respira, inspira, fica tranquila! Esse é o "mantra" que eu tenho feito desde que recebi a "notícia" do estágio. Exagero, loucura, paranoia? Não sei, mas que dá um friozinho na barriga só de pensar...
(Isabelle Brum)
---------------------------------------------------------- 
Esse foi um pequeno texto de uma aspirante a escritora e (futura) professora :) E com ele, uma nova coluna no blog: Pensieri (pensamentos em italiano ^^), onde pretendo sempre trazer um texto com um tema diferente sobre algo do cotidiano.
O que acharam da nova coluna? E do texto?
Críticas, sugestões... Deixem comentários ^-^

12 comentários:

  1. Também começarei o estágio obrigatório esse período (Ed. Física) e também estou morrendo de medo. É uma responsabilidade muito grande. Vidas que estão apenas começando e que precisam de você como um mediador, orientador e, por muitas vezes, um amigo. Mas tudo vai dar certo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente isso que me dá medo :S Isso deles nos verem futuramente como um exemplo ou algo assim. Mas estou mais calma agora, até mesmo depois de ver outras pessoas que passaram pela experiência. Vamos arrebentar :D
      Obrigada pela visita ^-^

      Excluir
  2. Oi Isabelle! ^^
    Sou formada em Ciências Biológicas e tive que fazer 2 estágios obrigatórios. O primeiro com 1 turma de ensino fundamental e o segundo com 1 turma de ensino médio.
    Não gostei nadinha. Mas isso porque desde o início não passava pela minha cabeça ser professora. (E ainda não passa). Prefiro conseguir emprego em outra área a dar aula.
    Mas fique tranquila. Eu também tive medo, mas o estágio até que foi tranquilo.
    O de ensino fundamental foi mais tenso porque crianças são tensas. (O respeito pelos prof. parece estar meio fora de moda, sabe... mas isso também vai depender da turma que vc pegar e o colégio onde estiver). Mas consegui completar os estágios e consegui o diploma de licenciatura (mesmo sem intenção de usá-lo. Só fiz junto com o Bacharelado porque o programa da facul. permitia isso e eu preferi uma graduação mais completa).

    Gostei da nova coluna e do texto!
    Estou na espera por novos posts!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina :D
      Ah, o meu também será assim. Não necessariamente nos dois segmentos, mas nas duas habilitações que eu estudo (Português e Literaturas); como Literatura só tem no Ensino Médio, vou acabar fazendo em ambos ^-^
      Obrigada pelas palavras :) Agora estou um pouco mais calma (e até meio ansiosa para começar ^-^)
      Ah, fico muito feliz que tenha gostado do texto e da coluna. Em breve trago mais ^-^

      Excluir
  3. Dá friozinho sim, eu me lembro do meu primeiro estágio ^^ Mas depois tu vais ver que é excelente pra ir se "soltando" e aprendendo na prática ^^
    Ah, ja estou curtindo aqui^^
    boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo apoio ^-^
      Estou mais tranquila agora, e um pouco ansiosa para começar :D

      Excluir
  4. Oi Isabelle, desculpe não estar podendo vim aqui mais no seu blog, mas é que o meu tempo está muitíssimo escasso. Eu não difícil de me socializar, se a pessoa abrir uma brecha para mim, eu me solto. Muitas vezes eu odiava fazer seminario e fazer apresentações na escola, mas acabei acostumando, porém o friozinho na barriga era só inicial, depois quando pegava o ritmo da coisa, ninguem me segurava hahaha.
    Passa lá no blog, tem post novo.
    Abraços,
    J. A. Santos.
    j-a-santos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, te entendo. Tempo é algo que anda faltando pra mim também xD
      Ah sim, seminários. O "terror" de muitos alunos. Ainda bem que, depois de um tempo, acostuma :D
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Isa adorei a nova coluna e o texto ficou ótimo consegui me colocar no seu lugar e confesso que senti até um frio na barriga. Mas desejo boa sorte para vc nessa nova fase viu!!! Nas próximas colunas vai nos contando suas superações nessa conquista ok!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do texto ^-^ E obrigada pelas palavras.
      Pode deixar que vou contar o "progresso" aqui :D

      Excluir
  6. Hey Isabelle, gostei do seu post. Estou procurando um estágio nesse momento e confesso que tenho medo também,mesmo não fazendo letras ou ser a formadora de mentes do futuro. Acho que o medo nesse ponto é inevitável e se conseguir manuseá-lo pode ser até construtivo.O problema é justamente manuseá-lo kkkk.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário ^-^
      Fico muito feliz que tenha gostado :D
      Sempre dá aquele medinho, mas a gente vai acabar superando (um dia ^^')
      Boa sorte pra você também!

      Excluir