quinta-feira, 13 de março de 2014

Resenha {Livro} - Pollyanna (Eleanor H. Porter)

Bom dia caros leitores e leitoras do meu Brasil! Como vão indo?
A resenha de hoje é de um livro muito especial para mim. Acho até que foi o primeiro livro que me fez ter essa paixão pela leitura.
Já comentei algumas vezes por aqui como minha história com Pollyanna começou: que eu havia lido-o há "alguns" anos na escola, quando estava cursando o 3° ano do Ensino Fundamental (antiga 2° série), e no ano passado, anos depois, encontrei-o numa livraria, na versão pocket, não resisti, comprei e comecei a ler imediatamente. Essa é basicamente minha "história de amor" com esse livro que me marcou tanto, e hoje trouxe para vocês a resenha. Agora, sem mais delongas, a resenha:

Essa é a história da maior otimista de todos os tempos: Pollyanna.
Pollyanna é uma menininha que vive feliz com seu pai. Tal felicidade deve-se ao jogo que aprendera com seu pai: o jogo do contente.
Após a morte de seu pai, Pollyanna vai viver com sua tia, Miss Polly. Tia Polly é uma pessoa mal humorada e um tanto ranzinza, totalmente o oposto do que Pollyanna imaginava.
Ao chegar na casa da tia, Pollyanna fica encantada com as coisas de Miss Polly e ansiosa para conhecer seu novo quarto. Ela então tem uma surpresa nada agradável ao deparar-se com o quarto, mas não se deixa abater e logo está feliz novamente.

"Ah, Nancy, eu nunca tinha visto isso antes... veja, a paisagem aqui, com essas árvores e o rio brilhando como prata. Por Deus, Nancy, não preciso mesmo de quadros quando tenho uma vista como esta. Estou muito contente que ela tenha me dado este quarto."
(Eleanor H. Porter, p.28)

Nancy, a empregada de tia Polly, fica impressionada com o otimismo inabalável da menina, sempre encarando as piores situações com com sorriso no rosto. E logo descobre o jogo do contente que a menina sempre jogou com o pai.
No decorrer dos dias, Pollyanna conhece algumas pessoas que terão suas vidas mudadas pela menininha.
Mrs. Snow é uma delas; uma senhora amargurada, que vive de mal com a vida. E Mr. John Pendleton, um homem sozinho que mora afastado de todos e vive infeliz. Eles passam a jogar o jogo de Pollyanna e logo todos na cidade descobrem o famoso e maravilhoso jogo da menina.
Entretanto e apesar dos esforços de Pollyanna, tia Polly mostra-se ainda bastante relutante em jogar o jogo. Mas Pollyanna, insistente como é, continuará tentando (mesmo que as vezes o faça sem perceber).

Um livro lindo sobre perseverança e ser feliz. Esse foi um do primeiros livros que eu li (o primeiro paradidático que li e gostei ^^') e é sem dúvida um de meus favoritos.
Leitura mais que recomendada a todos e todas.

174 páginas | 4° edição | 2012 | Martin Claret




8 comentários:

  1. Oi Isabelle! ^^
    Adorei sua resenha. Quero ler esse livro. Já conheço a história, mas acho que foi contada pela minha mãe ou filme, nunca li o livro. Tenho muita vontade!

    Tem uma Tag pra você no meu blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2014/03/tag-blogagem-coletiva.html

    Beijusss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helaina ^-^
      É uma história fantástica! Quando puder, leia sim, vale a pena :)
      Só não assisti o filme ainda. Espero poder ver em breve ^-^

      Excluir
  2. Esse livro é maravilhoso *---* Foi um dos primeiros livros sem ilustrações que li, haha. Preciso ler de novo.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é encantador. Pra mim, foi o primeiro paradidático que li e gostei <3
      Releia sim que é bom demais!!!

      Excluir
  3. Minha mãe já me falou muito desse livro, eu quero ler ele para ver se é realmente bom. Que bom que gostou do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito bom. Um história bonita e delicada ^-^
      Recomendo :)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha e pelo blog,não conhecia esse livro e agora já esta na minha listinha para comorar rs
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Fico muito feliz que tenha gostado do blog e da resenha ^-^
      Quando puder, leia. É uma linda história, vale (super) a pena ^-^

      Excluir