terça-feira, 29 de abril de 2014

Resenha {Filme} - Divergente

Boa tarde caros leitores e leitoras do meu Brasil!
Ano passado li o primeiro livro da série; sem saber ainda que esta se tornaria filme, fui lendo e me encantando por cada página. Confesso que demorei bastante para concluir a leitura. Achei a história um pouco repetitiva no início, mas depois foi melhorando tanto que eu não conseguia mais parar de ler. Então, meses após eu ter lido o livro, começaram a sair imagens do filme, o que me deixou cada vez mais ansiosa por sua estréia. Pronto, filme lançado, consegui ir ao cinema alguns dias após a estréia, e agora PRECISO ler a continuação (é, ainda não consegui o livro para ler :S).
Sem mais delongas, minha humilde resenha para vocês ;)
Após uma terrível guerra que parece ter dizimado a civilização, a cidade de Chicago vive em perfeita harmonia com seu regime de facções, grupos que dividem a população de acordo com suas habilidades e personalidade. Existem cinco facções: Audácia, Erudição, Amizade, Abnegação e Franqueza.
Ao completarem uma certa idade, os jovens devem fazer um teste de aptidão a fim de saberem em qual facção eles ficarão pelo resto de suas vidas, mesmo que isto signifique ficar longe de suas famílias.

"A facção antes do sangue", esse é o lema que o governo instituiu.

Os irmãos Caleb e Beatrice Prior fazem parte da Abnegação, a facção dos altruístas e servidores ao próximo. Caleb parece estar a vontade em sua facção; Beatrice, por outro lado, não se sente confortável pelas atitudes de sua facção.
É chegada a hora dos testes de aptidão de Caleb e Beatrice. Beatrice está um pouco nervosa, por achar que não se encaixa onde está. Ele conhece então Tori, uma jovem da Audácia que lhe aplicará o teste. O teste consiste em simulações, ao estilo "realidade virtual", que são inseridas na mente de Beatrice para que ela resolva diversas situações enquanto Tori observa tudo que passa na mentre de Beatrice. A menina se assusta, enfrenta as situações que lhe são impostas e acaba o teste. Até ai tudo parecia correr bem, até que Tori diz, assustada, a Beatrice que ela vá embora e diga que passou mal durante o teste. Sem saber o que fazer, e querendo o resultado de seu teste, Beatrice pergunta à Tori o que houve, e esta lhe diz então que seu teste foi inconclusivo, e portanto Beatrice é uma Divergente; Beatrice não se encaixa em nenhuma das facções da "nova" sociedade e tampouco pode ser controlada pelas facções. Ela é, segundo o governo instituído, uma ameaça à "perfeita" sociedade criada após a guerra.
Jeanine (conhecida como Rose em Titanic :P), líder da Erudição e que trabalha para a "perfeita" harmonia do novo governo.

Sem saber o que fazer, Beatrice aguarda ansiosamente o dia em que irá escolher a qual facção fará parte. E esse dia em fim chega, e com ele, sua vez de escolher: ela escolhe a Audácia. Todos no local ficam chocados, especialmente por que, além dela, o irmão mudou também de facção, escolhendo a Erudição. 
A partir de então, Beatrice, sentindo-se agora livre, encontrará um mundo totalmente novo, cheio de expectativas, aventuras e perigos.
Beatrice, agora conhecida como Tris, treinando para os testes da Audácia.

Num lugar novo, com novas perspectivas, e até um novo nome (Tris), ela passará por verdadeiras "provas de fogo", que irão colocar à prova suas habilidades físicas, psicológicas e mentais.
Tris e seus novos amigos que, como ela, mudaram de facção.

Ao lado de seus novos amigos, ela será diariamente testada pela Audácia para que descubram se ela será, de fato, uma nova integrante da Audácia ou se ficará com o grupo dos Sem Facção - pessoas que não se encaixaram em facção alguma e hoje vivem como indigentes, procurando abrigo e afins.
Como se não bastassem os terríveis testes, Tris terá de enfrentar algo muito pior daqui pra frente, algo que colocará não somente sua vida, mas a de todos a sua volta, em risco.

Com personagens cativantes e odiáveis - menção honrosa a Quatro e Erick, respectivamente - o filme te envolve de maneira que você às vezes sente como se aquilo tudo fosse real.

Algo que me agradou (e muito) no filme foi conseguirem colocar partes importantes do livro. Isso não costuma acontecer muito nas adaptações, o que deixa os fãs (e eu me incluo nessa lista) das obras literárias bastante aborrecidos. Claro que nem tudo pode ser adaptado para o filme, até mesmo por conta da duração do mesmo, mas gostei das partes que selecionaram para o filme; acredito que deu um andamento bacana para ele.
Filme recomendadíssimo aos fãs da série e para quem não leu os livros também ;)

Divergent | Ficção científica, ação | EUA | 2014




8 comentários:

  1. Eu, a única pessoa que não leu o livro ainda, não vou assistir ao filmes
    prefiro esperar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de assistir os filmes após ler o livro. Só alguns que não dá pra esperar ler, tamanha a curiosidade *-*
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. OI Isabelle :)

    Assim como você achei Divergente uma adaptação muito boa, mas ressaltei alguns defeitos do filme na minha resenha. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como toda adaptação, teve suas falhas ^^' Mas os pontos positivos superaram :)
      Vou ver sua resenha :D
      Obrigada pela visita

      Excluir
  3. Que bom que vc gostou bastante.. Pra mim teve sim varios defeitos mas adhei uma adaptacao boa!

    https://www.facebook.com/foreverabookaholic?ref=hl
    http://foreverabookaholic,blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante e reconheço que tiveram erros ^^' Mas acredito que as mudanças foram pertinentes :)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Adorei a resenha estou ansiosa para terminar de ver o filme quero muito ler o livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amiga tenho o ebook desse livro mas ainda não li, mas pretendo fazer e ver o filme ainda esse ano. Para depois investir nos livros físicos, mas muitos falam que autora não soube concluir a série da melhor forma possível, mas enfim pretendo ler e tirar minhas conclusões.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir