segunda-feira, 21 de julho de 2014

Resenha {Livro} - O caso dos dez negrinhos (Agatha Christie)

Boa tarde caros leitores e leitoras :D
Hoje trago a resenha da última (de 2013) e primeira (de 2014) leitura :P Isso porque comecei a ler no finalzinho de 2013 e terminei dia 01 (era para eu terminar de ler dia 31, mas não deu tempo :S). Anyway, mais um livro que li da brilhantíssima Agatha Christie (que minha avó me emprestou ^^) e mais uma vez me encantei com sua história *-* Vamos a resenha

Oito pessoas recebem misteriosas cartas, vindas de um casal (Mr. e Mrs. U.N. Owen), para passaram alguns dias na ilha do negro, uma ilha isolada localizada na costa de Devon. 
Ao chegarem ao local, os convidados são recebidos pelos dois empregados do casal, completando assim dez pessoas na ilha. Sozinhas na ilha, elas nem imaginam o que está por vir.
Instalados na mansão do casal, o grupo (convidados e empregados) ouve uma estranha mensagem em um gramofone, acusando cada um deles de haver cometido algum tipo de assassinato. Os oito convidados, indignados por tais acusações, procuram esclarecimentos por partes dos empregados, também acusados de crimes, mas estes não o que aconteceu, como aconteceu e tampouco onde Mr. e Mrs. Owen se encontram. Assim, os convidados tentam sair da ilha no mesmo instante, mas são impedidos por causa do mar, que está agitado e portanto barcos não poderão levá-los a terra firme. E então um do grupo morre, engasgando-se, como estava escrito num estranho poema encontrado nos quartos da mansão. 

"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove; 
Um deles se engasgou, e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir; não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão ao Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum."
(Agatha Christie, p.31)

Após a morte dele, a comoção é intensa. E essa morte é logo seguida de outras de acordo com os versos do sinistro poema. Para completar a estranheza das mortes, dez figuras de porcelanas de negrinhos vão sumindo conforme as mortes vão acontecendo.
Como ninguém mais além dos convidados e empregados é visto na ilha, eles logo desconfiam que um deles é o assassino. Mas, quem será esse assassino misterioso? E ainda, quem será a próxima vítima?
Somente no final do livro, no epílogo, o assassino é desvendado. E até lá ficamos instigados a descobrir quem é o verdadeiro assassino.

Confesso que no começo o livro demorou um pouco para me chamar a atenção. Mas conforme eu ia lendo e novos mistérios iam sendo descobertos,  minha vontade de ler foi aumentando; até que li metade do livro em um dia (dia 01 ^^').
Como o outro livro da Agatha Christie (resenha aqui) recomendo e muito a leitura deste. Vale mais que a pena! 
Ps.: As novas edições do livro são encontradas sob o título de E não sobrou nenhum, por conta de questões de racismo. Então, se deseja comprar um exemplar novo, não estranhe pelo nome, é a mesma história.

254 páginas | 1° edição | s/d | Círculo do Livro S.A.




4 comentários:

  1. Nossa que máximo fiquei mega curiosa. Parece que minha mãe tem esse livro vou pegar emprestado para ontem. Amei sua resenha e já estava com saudades de vc. Apareça lá no blog, não me deixe carente de sua presença por muito tempo. Beijos e ótimo fim de mês!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o sumiço ^^' O tempo andou mega corrido, mas agora tô voltando aos pouquinhos ^-^ Prometo aparecer lá sempre que der :D
      Esse livro é demais!!!! Leia sim, você vai adorar!
      Obrigada pela visita, fico muito feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  2. Oi! Tenho ouvido falar muito bem da Agatha Christie ultimamente. Estou com vontade de ler algum livro dela. Talvez, eu até comece por este.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba :D Lê esse sim, é bom demais!!!! Agatha é uma escritora maravilhosa; sua escrita é única!
      Obrigada pela visita!

      Excluir