quarta-feira, 10 de setembro de 2014

{Te lo dirò} This is Bienal do Livro SP!

Uma longa jornada rumo a São Paulo....
Eu e meus dois amigos partimos do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, dia 22 de agosto, por volta das 23:30. Embarcamos no ônibus já bastante cansados, colocamos os assuntos em dia e logo pegamos no sono.
Quando acordei, os dois ainda dormindo, o relógio do ônibus marcava 3:59 da manhã e a temperatura era de 15º C e caindo... Nós cariocas não estamos acostumados a esse frio; percebo logo que vamos congelar ao sair do ônibus. Coloco Here comes the sun, dos Beatles, para tocar no celular na esperança de que o sol chegue logo e aqueça o longo dia que teremos pela frente.
Enfim chegamos ao Terminal Rodoviário do Tietê, que fica próximo do local da feira literária. Entre idas ao banheiro, buscas por um lugar onde pudéssemos tomar chocolate quente e uma rápida olhada nas lojinhas da rodoviária, encontramos nossos amigos, também cariocas, que estavam indo a Bienal. Pois é, se marcássemos não daria tão certo!
Seguimos nossa jornada rumo a Bienal agora com um grupo maior. Como era perto, resolvemos ir todos à pé, colocando mais papo em dia (sim, gostamos de conversar XD). Chegando no loca, como nossos amigos já haviam comprado seus ingressos antecipados (porque não pensamos nisso antes?!), tivemos que nos separar. Eles foram para a fila (gigante) de entrada, já que o evento abriria dali a algumas horas, e nós fomos para a fila (imensa) da primeira sessão de autógrafos dele... nosso ídolo escritor: Harlan Coben (ou tio Coben, careca, como preferir XD). Ficamos um bom tempo naquela fila enorme tendo ainda que aturar as pessoas furando nossa fila na cara de pau! Conclusão: não conseguimos para a primeira sessão. Momento desespero, quase choro, vontade de ir embora... mas calma lá, nem tudo estava perdido! Iriam fazer uma segunda sessão de autógrafos no estande da editora Arqueiro após a primeira sessão, e as senhas para esses autógrafos seriam dadas no mesmo local, dentro da feira literária, a partir das 10:00h. Tudo bem, vamos conseguir... SÓ QUE AINDA NÃO TÍNHAMOS COMPRADO NOSSOS INGRESSOS!! E a) a fila para a bilheteria estava imensa; b) a fila de entrada estava gigante; c) a bilheteria iria abrir às 9:30!
Filas enormes? Vamos aproveitar para tirar fotos!
Foto em grupo ^-^ (carinhas de cansados XD)

Conseguimos então comprar nossos ingressos. Agora só faltava o principal: entrar! Situações desesperadas pedem medidas desesperadas: decidimos fura fila (me senti como a Hermione ao quebrar as regras: É tão emocionante, não acham? Quebrar as regras? *-*).
Estava um verdadeiro caos nos portões de entrada por causa da sessão de autógrafos da Cassandra Clare (queria ter ido também, mas não deu :/); o povo tentava abrir os portões a força e... conseguiram! E eu e meus amigos, onde estávamos? No meio da muvuca! Entramos de primeira e nos separamos para procurar o estande da Arqueiro. Enfim o achamos e logo corremos para a fila. Agora sim nosso autógrafo estava garantido *-*
O livro novo do mestre *-*
Nós vamos te conhecer, Harlan fucking Coben!

Fomos então dar uma olhada pela feira: bem menor que a do Rio e tão bagunçada quanto :S
O segundo passo da nossa aventura: caça aos marcadores. O primeiro estande que visitamos - da Editora Literata - tinha muitos marcadores, cada um mais bonito que o outro; conhecemos ainda duas escritoras (a Larissa Sarini e a Simone O. Marques) super simpáticas e atenciosas, que nos apresentaram a seus livros - que acabamos comprando no final ^-^ Passamos então por outros estandes, à procura de mais marcadores: Arqueiro, Novo Conceito, Rocco, entre outras que não me recordo no momento... sem sucesso. Quase não tinham marcadores :(
Próxima parada: descansar um pouco, afinal já estávamos andando a horas! Paramos na "praça de alimentação" (que ainda estava vazia por causa do horário). Paramos lá, bebemos um pouco d'água, comemos um chocolate delicioso e seguimos em nossa jornada.
Estávamos passando pelos estandes e o Darth Vader e dois de seus Stormtroopers pediram para tirar foto com a gente. Famosos né, fazer o que?! XD

Enquanto passávamos pelos inúmeros estandes cada vez mais lotados ouvimos gritos histéricos. Isso só podia significar uma coisa:algum escritor estava por ali! E adivinha quem era?! Ele mesmo, o Harlan! Fomos correndo procurar a Arena Cultural, onde ele daria sua palestra, e lá estava ele: o mestre do romance policial, nosso careca favorito. Quanta emoção senti naquele momento... (minha amiga então, nem se fala XD). Ele estava respondendo as perguntas dos fãs, sempre atencioso e com um grande sorriso no rosto :)
Acabadas as perguntas, chegou a vez da primeira sessão de autógrafos - para aqueles que pegaram a senha mais cedo, fora da feira. Fomos então até o estande da Arqueiro aguardá-lo para a segunda sessão de autógrafos. Chegando lá, encontramos o que? Mais tumulto, gente abusada sem senha querendo passar nossa frente, um calor que nunca imaginei ser possível em São Paulo, fome, pés doloridos... e muitos fãs ansiosos por conhecê-lo. No final, deu tudo certo! Fizemos novas amizades (uma paulista muito simpática que até tirou minha foto com ele ^-^), minha amiga beijou a careca dele (e a fila vibrou quando ela fez isso *-*), ganhamos nossos autógrafos e um lindo "thank you" do Harlan <3
Ele autografando meu livro e eu quase sem contar minha emoção *-*
Olha esse sorrisão, gente?! Ele é muito simpático (e essa mão sem corpo aí, ignorem-na XD)
Minha amiga toda emocionada e o Harlan

Agora preciso mais do que nunca ler meu Seis Anos Depois *-*

Após nossa saga "Autógrafos do Harlan", fomos dar uma última volta pela feira. Voltamos ao estande da Literata, compramos os livros das escritoras fofas (eu comprei um e minha amiga comprou outro ^^) e fomos procurar o estande da Modo, onde estaria minha parceira-escritora-amiga-fofo Lu Alves.

Gente, conheci a Lu pessoalmente \0/ Foi um prazer conhecê-la :D
Dei o Mudanças de presente para minha amiga :D (ela também amou te conhecer, Lu ^-^)

Meu exemplar de Mudanças autografado pela Lu <3

Eu comprei o livro da Larissa. Tem bruxas no nome e a capa é roxa, então me conquistou de cara *-*

Saindo do estande da Modo, quase na hora de irmos embora (senão perderíamos nosso ônibus de volta ao Rio O.O), vejo um livrão lindo de alguém conhecido: minha Queen Rowling. O livro? The Causual Vacancy (Morte Súbita em inglês) por R$20,00! Se eu comprei na hora, sim, claro ou com certeza?! <3
Coisinhas lindas e fofas que eu trouxe da Bienal ^-^

Voltamos para casa mega cansados e igualmente felizes. Comecei a ler o livro da Lu no ônibus, enquanto meus amigos dormiam ^-^ A propósito, terminei de ler. Resenha dele em breve ;)
Em resumo: essa bienal foi épica!

Epílogo
Nunca deixe duas cariocas leitoras-malucas pós Bienal sozinhas numa parada de ônibus. Coisas estranhas podem acontecer...
Vamos de carro, amiga?

8 comentários:

  1. SENSACIONAL...!!! Pena não poder ter participado deste passeio épico... rs!!! Mas o que importa é que tenha curtido bastante! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena você não ter ido, Raquel ^-^
      Mas ano que vem estaremos lá (ou melhor, aqui :P Bienal Rio <3), firmes e fortes!!

      Excluir
  2. Gostei da postagem, queria ter ido, que bom q vc gostou de la, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena também você não ter ido, Ale :( E o mesmo vale: Ano que vem estaremos lá \0/

      Excluir
  3. E enquanto isso, eu aqui, desejando estar lá... :(
    Adoraria um autógrafo do Harlan Coben srssr. Gostei do post, parabéns!

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, pena você não ter ido :( Tenta ir na do ano que vem ^-^
      Obrigada pela visita! Fico muito (muuuuito) feliz que tenha gostado do post.

      Excluir
  4. Oi Isabelle!
    Que legal foi sua ida à bienal! Espero que um dia eu possa ir também. E principalmente com um grupo de amigos! ;)
    Ou quem sabe eu não vou lá pra lançar meu livro como a Luene fez? Seria simplesmente incrível! :)

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Helaina ^-^ Fico muuuuito feliz que tenha gostado do post ^-^
      Vai sim e vai lançar seu livro (e eu estarei na fila só esperando para autografar o meu *-*).

      Excluir