domingo, 26 de outubro de 2014

Resenha {Livro} - Mudanças (L.L. Alves)

Bom dia queridos leitores e leitoras do meu Brasil! Como estão? Espero que bem ^-^
A resenha de hoje é do novo livro da L.L. Alves: Mudanças. Comecei a ler ele ao voltar da Bienal de São Paulo, onde conheci a Lu pessoalmente (\0/) e já nas primeiras páginas me encantei com a história de Verônica e cia.
Sem mais delongas, a resenha ^-^
Verônica é uma garota como qualquer outra de sua idade, no auge de sua "aborrecencia", e seus sentimentos à flor da pele. Após o término de um namoro ruim, Verônica sente-se muito triste, achando que o amor, em todas as suas formas, tinha acabado para ela.
Então ela conhece Carlos. Misterioso e simpático, Carlos aparece de maneira inesperada na vida da adolescente, mostrando-se sempre disposto à ajudá-la quando ela precisa (mesmo quando ela não perce isso).
Carlos quer mostrar à Verônica que a vida é muito mais que encontros e desencontros amorosos; ele quer que ela amadureça, aprendendo com as lições que vida tem para lhe mostrar e assim não sofrer tanto quanto está sofrendo no momento.

"Verônica tinha quinze anos - o doce quinze anos que ela odiava e que aprenderia a sentir falta em um futuro próximo. Reclusa, preferia a companhia de um fiel e intrigante livro - e também tentava arriscar com as palavras, apesar de elas parecerem ranzinzas alguns dias, quando seus poemas pareciam piores que verso de propaganda de margarina."
(L.L. Alves, p.21)

O livro é focado no processo de amadurecimento de Verônica, todo o processo de mudança, e por isso cada capítulo é definido como um passo do andamento rumo a seu amadurecimento (sofrimento, esperança, etc., até chegar à Mudança). Achei a ideia espetacular! Deu um toque único e especial ao livro.
Confesso que me surpreendi com a história, pois achei que se tratava de um romance adolescente e é muito mais do que isso. Trata-se de uma história sobre amizade, família, sofrer e crescer com esse sofrimento, além de falar do amor em suas diversas maneiras.

"[...] Eu prefiro a surpresa. Eu prefiro ver a felicidade estampada no rosto da pessoa, porque ela vai pensar "nossa, ele realmente se importa, não está fazendo por obrigação"... Não concorda?"
(L.L. Alves, p.84)

Deixo aqui meus mais sinceros parabéns à autora, que soube tecer muito bem uma trama aparentemente simples sem os famosos clichês das histórias de amor e com lições valiosas que nós, leitores, poderemos guardar para nosso dia a dia ^-^

Por fim, parabéns ao diagramador e ao capista. Os detalhes gráficos do livro são deslumbrante e passam toda a ideia de delicadeza que a história tem.


Detalhes do início do final de cada capítulo.


Meu exemplar lindo autografado.

Já mostrei essa foto no post da Bienal (aqui) mas vou colocá-la aqui de novo u.u Amei te conhecer, escritora, parceira e amiga Lu. Muito sucesso!!


186 páginas | 1° edição | 2014 | Modo






10 comentários:

  1. a diagramação desse livro está mesmo linda, fiquei babando no meu exemplar!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, está lindíssima! Capricharam no livro :) Isso, combinado a uma boa história, ficou ótimo!
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Oi, Isabelle!! Obrigada pela resenha linda <3 Fico muito feliz por você ter gostado e por eu ter te surpreendido *-* hahaha Obrigada pelo apoio de sempre viu?!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Amei seu livro. Estou ansiosa para ler os outros (pode puxar minha orelha por não ter lido o "Instituição para jovens prodígios" ainda XD
      Por nada. E obrigada também por tudo, parceira querida. Muito sucesso!!!

      Excluir
  3. Gostei da ideia do livro focar no amadurecimento da personagem. Ver esse tipo de mudança acontecer é sempre interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mareska, obrigada pela visita :D
      O livro foca bem nisso; achei uma "temática" interessante :)

      Excluir
  4. Que máximo Isa, sua opinião só me deixou mais curiosa para ler esse livro. Realmente a diagramação ficou linda, um mimo a mais. Parabéns pela leitura e pelo incentivo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, o livro é maravilhoso. Tanto na história quanto ao design, que deu todo um charma ^-^
      Leitura mais que recomendada!

      Excluir
  5. Oi Isabelle,
    Fazia tempo que eu queria passar aqui pra ler sua resenha.
    Eu também tive essa mesma impressão de que o livro seria muito focado no romance quando de repente a Luene surpreende a gente com muito mais! Adorei o livro!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helaina, muito obrigada pela visita :)
      A história é maravilhosa! E surpreendente :D

      Excluir