segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha {Livro} - Extraordinário (R.L. Palacio)

Extraordinário conta a história de August Pullman (Augie), um menino que seria como qualquer outro de 10 anos não fosse por sua condição rara que o torna único onde vive.
Augie nasceu com uma doença rara que fez com que seu rosto , após inúmeras cirurgias, tivesse algumas deformações, e por conta de sua condição, os pais de Augie são "super protetores", tratando-o muitas vezes como alguém que precisa de cuidados constantes. Por isso, Augie nunca frequentou uma escola como as outras crianças... até agora.
Seus pais, que sempre o educaram em casa, decidem que é hora de Augie frequentar uma escola e a partir daí a vida do menino começa a mudar.
O livro conta o dia a dia do pequeno Augie, sua aventuras, lutas e conquistas ao lado de pessoas que o amam de verdade, e a narração alternando entre os personagens - ora sendo o Augie narrando, ora um de seus amigos ou sua irmã - nos dá uma ideia do que Augie e os que estão à sua volta sentem e pensam sobre a condição única de Augie.
Uma das partes do livro, narrado pela Via, irmã do Augie

Além disso, há várias referências à cultura Pop (da literatura ao cinema), o que de certa forma acaba aproximando o leitor do texto.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, por todos nós vencemos o mundo. - Auggie"
(R.J. Palacio, p. 313)

Amizade e companheirismo são os pontos principais do livro, que mesmo tratando do bullying, é simples e puro, especialmente aos olhos do menino.
Um livro espetacular, ou melhor, extraordinário, fazendo jus ao título.

313 páginas | 2° edição | 2013 | Intrínseca




6 comentários:

  1. Oi Isabelle,
    Sempre fico em dúvida se quero ler esse livro ou não por medo dele ser um drama pesado. Mas que pois que você disse que ele é "simples e puro" minha vontade de ler aumentou. Vai entrar para a lista de desejados do ano que vem. :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina. Obrigada pela visita ^^
      Leia sim; é uma história muito bonita e emocionante contada de uma forma que não fica pesada ^-^

      Excluir
  2. Isabelle adorei saber sua opinião sobre esse livro. Todas as resenhas que li foram sempre positivas. Deve ser uma boa experiência essa leitura. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline ^^ Obrigada pela visita.
      É um livro maravilhoso. Leitura mais que recomendada :)

      Excluir
  3. Oi Isabelle, tudo bem? Quanto tempo! Pelo que me lembro, o layout do blog era diferente da última vez que apareci por aqui (provavelmente no início deste ano ou no final do ano passado, hehe).
    Então, já li Extraordinário também, e pela resenha e nota, posso perceber que este livro te afetou muito mais do que a mim. Que bom, fico feliz! Gostei da história, mas não achei tão tocante.

    Beijos, feliz final de ano.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, tudo bem sim ^^
      Puxa, muito tempo mesmo. Desculpe o sumiço também ^^'
      Achei muito fofa a história, além de emocionante e de fato tocante.
      Obrigada pela visita.

      Excluir