quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva Literária 2015



Bom dia, queridos leitores e leitoras do meu Brasil \0/ Como vocês estão? 
Há dois anos, no longínquo (cof cof) 2013 participei da retrospectiva literária que o blog Pensamento Tangencial faz todo ano com outros blogs. Foi a primeira (e única até então) vez que participei e adorei responder as perguntas da retrospectiva *-* (aqui você encontra o post). Então, esse ano resolvi participar novamente para descobrir como foi meu "ano literário". Vamos às perguntas e respostas?! *-*

A aventura que me tirou o fôlego: Os dragões de Titânia - A maldição dos templos (Renato Rodrigues) - Vontade de matar o autor pela tensão que eu senti junto com os personagens :S
O terror que me deixou sem dormir: O Vilarejo (Raphael Montes) - Mentira, eu dormi sim (até tive bons sonhos :P); mas foi um terror maravilhoso *-*
O suspense mais eletrizante: Caixa de pássaros (Josh Malerman). - Suspense/Thriller mais empolgante de todos *-*
O romance que me fez suspirar: Simplesmente acontece (Cecelia Ahern) - A história com mais encontros e desencontros da face da terra; e sem dúvida um romance fofinho ^-^
A fantasia que me encantou: A arma escarlate (Renata Ventura) - Enfim pude conhecer a história dos bruxos brasileiros. Livro bem escrito, história bem estruturada e que nos deixa com gostinho de quero mais. Doida pra ler a continuação <3
A saga que me conquistou: Instituição para jovens prodígios (L.L. Alves) - Não sei porque cargar d'água demorei tanto pra ler essa saga incrível! A Lu, como sempre, arrasando nos seus livros. Parabéns, parabéns e parabéns \0/
O clássico que me marcou: Ensaio sobre a cegueira (José Saramago) - Apesar do jeito "peculiar" da narrativa do Saramago, me encantei pela história criada por ele, que nos diz muito sobre nós mesmos.
O livro que me fez refletir: À procura de Audrey (Sophie Kinsella) - Mais uma vez me identifiquei de cara com os personagens dessa autora num livro que aborda assuntos sérios de maneira leve.
O livro que me fez rir: Magnus Chase e os deuses de Asgard: A espada do verão (Rick Riordan) - Já começa pelo título (Espada do verão é sacanagem XD); fora isso, o personagem principal, Magnus, é hilário! Tio Rick caprichou nesse! Ganhou meu coração e me conquistou muito mais que os protagonistas de Percy Jackson (só fiquei dividida com os de As crônicas dos Kane :S)
O livro que me fez chorar: Dessa vez não chorei com livro nenhum (pra dizer a verdade, não sou muito de chorar com livro não :x)
O livro que me decepcionou: Não me decepcionei com nenhum livro esse ano (até o que eu menos gostei, já esperava pouco dele, então não foi decepção. Ufa!).
O livro que me surpreendeu: Guerra civil (Stuart Moore) - Antes de ler esse livro, estava beeeem "afastada" do universo Marvel (só tinha visto "Os Vingadores" no cinema e algumas partes de outros filmes desses heróis incríveis!). Depois de ler esse livro incrível, pude conhecer mais sobre esse universo fantástico, pesquisei muito mais coisas, li algumas HQs, vi séries e filmes (completos dessa vez); enfim, foi demais \0/ Viva Marvel \0/
O livro que devorei: Os dragões de Titânia - A maldição dos templos (Renato Rodrigues) - Li o terceiro livro da série esse ano (o livro citado foi o quarto) e logo em seguida peguei o quarto livro pra ler. Em uma semana devorei-o e já quero a continuação. Pena que o autor ainda tá escrevendo :S
O livro que abandonei: História da língua portuguesa (Paul Teyssier). - Esse livro fez parte das leituras obrigatórias do meu último período da graduação no começo do ano; eu até comecei a ler mas depois não teve jeito: larguei, pois estava muito chato, e voltei aos livros da monografia (que foram ótimas leituras, por sinal).
A capa que amei: Gata garota - vol. 1  (Fefê Torquato) - Na verdade é uma HQ, mas como foi uma das leituras desse ano, não pude deixar de mencioná-lo. Você pode ver a capa clicando aqui. Fofíssima (capa e história).
O thriller psicológico que me arrepiou: Caixa de pássaros (Josh Malerman) - Não sei bem se é Thriller psicológico, mas me arrepiou; fora a angústia que eu sentia pela situação das personagens O.O Ps.: Estou devendo uma resenha desse livro, eu sei. Mas já adianto: leitura recomendada e quase obrigatória!
A frase que não saiu da minha cabeça: Nenhuma dessa vez :/
O(a) personagem do ano: Magnus Chase.
O casal perfeito: Miranda e Alambique, da série Os dragões de Titânia. Impossível não amar 
O(a) autor(a) revelação: Renato Rodrigues e L.L. Alves
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: L.L. Alves - Finalmente coloquei em dia as leituras da minha escritora-amiga-parceira linda, a Lu 
O gênero literário que mais li: Aventura. 
O gênero literário que preciso ler mais: Fantasia. 
O melhor livro nacional: Dragões de Titânia - A maldição dos templos (Renato Rodrigues) e As GRANDES aventuras de Daniella (L.L. Alves). - Não teve jeito! Impossível escolher um só. Dois livros maravilhosos de autores incríveis!!! Li e recomendo!
O melhor livro que li em 2015: Essa é difícil. Muito difícil :S Mas tá, lá vai: Ensaio sobre a cegueira, do José Saramago. Não imaginei que fosse gostar tanto desse livro, mas no final das contas adorei \0/ Uma das leituras acadêmicas (se não a única XD) que me conquistou a cada página *-*
Fiz em 2015 64 leituras, entre livros físicos, ebooks e HQs *-*.
A minha meta literária para 2016 é: Ler, pelo menos, 12 livros pré selecionados (um pra cada mês sem ordem de leitura definida), os livros pra monografia da pós, 2 livros em inglês e 2 clássicos (um para cada semestre). O que vier além é lucro :P

-----------------------------

Agora é com você! Como foi seu ano literário? Muitas leituras boas? Leu mais (ou menos) livros do que pretendia? Deixe nos comentários ^-^

12 comentários:

  1. awnn caixa de pássaros tbm tá na sua lista *---*
    <3 adorei sua retrospectiva. to comentando na de todo mundo. quero ver o que o povo gostou.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caixa de pássaros é bom demais *---* Impossível deixar ele de fora *----*
      Obrigada pela visita. E fico muito feliz que tenha gostado da minha retrospectiva. Vou ver a sua :D

      Excluir
  2. Eu também fiz essa retrospectiva na época! Muito legal né. 64 livros? Poxa, faz tempo que não consigo ler tanto assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina. Obrigada pela visita ^-^
      Essa retrospectiva é bem legal, né?!
      aaaa, não li 64 livros não. É porque eu conto entre livros e HQs, aí chegou nesse número ^^'

      Excluir
  3. Oi Isa, tudo bem?

    Gostei bastante da sua retrospectiva, em 2015 eu tive ótimas leituras, li mais do que esperava... a meta inicial era 52 e li 86. Por incrível que pareça, não li nenhum dos livros que você mencionou!

    Quero muito ler "Caixa de Pássaros", mas as duas tentativas que eu fiz de leitura em 2015 não funcionou, mas quero dar mais uma chance. Quero muito ler "O Vilarejo", "A Arma Escarlate" eu comprei em 2012, mas até hoje eu não li. Tenho curiosidade em ler "Ensaio Sobre a Cegueira", mas não sei se irei gostar. Nossa, como é bom não se decepcionar com nenhum livro... esse ano tive algumas decepções com livros super elogiados, que estava com altas expectativas e acabou não sendo tudo o que eu esperava.

    Desejo um 2016 cheio de realizações!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa ^-^ Tudo bem. E obrigada pela visita ^-^
      Puxa, quantos livros, hein?! Espero que tenha lido muita coisa boa \0/
      Um 2016 cheio de realizações pra vocês também!!!

      Excluir
  4. Oi Isabelle! ^^
    Tudo bem?
    Nossa, preciso ler "O Vilarejo". Acho que vou gostar muito.
    Você também não é de chorar com livros?? Achei que fosse a única! :3 Que bom não estou sozinha! :D
    Gostei muito da sua retrospectiva literária. Estou pensando em fazer uma no meu blog também!

    Um excelente 2016 para você!
    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina. Tudo bem :D
      Obrigada pela visita ^-^
      Leia "O Vilarejo" sim; é bom demais *-------*
      Ihhh, quase não choro com livros. O último, que eu me lembre, foi "Marley & Eu" (sempre choro com o livro e com o filme :P), mas já faz um tempinho que eu li ^^'
      Faz a retrospectiva também *-* Quero ver suas respostas *-*
      E feliz 2016 pra todos nós \0/

      Excluir
  5. Muito legal ter um raio X de como foi seu ano de leitura. Parabéns!!!!
    Lemos quase a mesma quantidade, li 65 =)
    Que máximo ver a Luene em tão alto prestígio. Também tenho um carinho enorme por ela e esse ano pretendo ler todos os livros dela =)
    Enfim parabéns por 2015 e que 2016 seja mais especial. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline. Obrigada pela visita :D
      Nossa, que legal *0* Espero que você tenha tido ótimas leituras *-*
      A Lu merece! Uma excelente escritora!!!

      Excluir
  6. Oi Belle! Estou passando para conferir as suas respostas! Saramago é divido! Ensaio Sobre a Cegueira faz parte dos meus favoritos! :D
    Os outros livros que você citou... não li. Mas vou procurá-los.
    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva Literária! \o/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica. Obrigada pela visita ^-^
      Saramago é bom demais *-* Tô doida pra ler outros livros dele.
      Adorei ter participado dessa retrospectiva; espero conseguir participar das outras :D

      Excluir