domingo, 31 de janeiro de 2016

{Mese Letterario - Janeiro/2016}

Olá, leitores e leitoras do meu Brasil! Hoje, último dia do mês, inauguro uma nova coluna aqui no blog: Mese Letterario (Mês Literário), onde falarei sobre as leituras do mês. Vamos lá?

Entre os livros da minha meta de leitura desse ano, tinham três livros que eu pretendia ler esse mês; bem, pretendia. Acabou que mudei os planos de leituras e li quatro livros, sendo dois que foram escolhidos depois e acrescentados à meta do ano.
A primeira leitura que fiz esse ano foi Harry Potter e o cálice de fogo, da J.K. Rowling <3
Título original: Harry Potter and the goblet of fire
Ano de lançamento: 2001 (Brasil)
Editora: Rocco
536 páginas
Como disse no primeiro post de 2016, esse ano eu vou terminar de reler a série Harry Potter na ordem correta (porque eu li fora de ordem na primeira vez que li :P); e como havia lido até o terceiro livro em 2014, peguei logo o quarto livro para reler e MINHA NOSSA, QUE HISTÓRIA PERFEITA *0* Tanta coisa que eu havia esquecido e relendo fui lembrando, e lembrando fui me apaixonando novamente por esse mundo mágico criado pela nossa querida J. Killer. Mal posso esperar agora para reler o quinto livro da série, Harry Potter e a ordem da fênix (amanhã começo a ler *-*)

Dando prosseguimento às leituras de janeiro, o segundo livro que li foi The devil wears Prada (O diabo veste Prada), da Lauren Weisberger.
Ano de lançamento: 2003
Editora: Harper Collins
391 páginas
Não sei bem o que dizer dessa leitura, porque sei lá, ela não foi exatamente o que eu esperava. Não que eu esperasse um livro perfeito em todos os sentidos, mas muita coisa me desagradou (como a falta de atitude da protagonista, Andy, que me irritava cada vez mais ><'). Mas nem todos os personagens me desagradaram (Miranda Priestly que o diga; mais "diaba" do que nunca *-*). No final das contas, foi uma leitura válida, especialmente porque deu para praticar bastante meu inglês. 
Ps.: O filme homônimo, com as lindas Anne Hathaway (como Andy) e Meryl Streep (como Miranda) não perde em nada pro livro. É até mais ágil (por conta da mídia e tal), então até ganhou mais pontos.

A terceira leitura do mês foi Star Wars: Provação, do Troy Denning.
Título original: Star Wars - Crucible
Ano de lançamento: 2015 (Brasil)
Editora: Aleph
408 páginas
Essa foi uma das leituras que não estavam nos meus planos pra esse mês (nem pra esse ano, mas eu acabei acrescentando à meta graças a indicação de uma amiga ^^). Adorei conhecer uma nova aventura de Luke, Leia e Han (esses três <3), mesmo que no Universo Expandido (atual Legends), ou seja, que não faz parte da cronologia "real" (mas que eu achei foda de qualquer jeito). Esse é o último livro da cronologia do antigo Universo Expandido e me deixou com mais vontade ainda de conhecer as histórias "paralelas" dessa saga fantástica!

A quarta e última leitura do mês foi A fofa do terceiro andar, da Cléo Busatto.
Ano de lançamento: 2015
Editora: Galera Record
144 páginas
E essa foi a outra leitura que estava fora dos planos; decidi ler ele pois já tinha lido algumas páginas enquanto li o HP e quando vi já tinha terminado a leitura (aí ele acabou entrando na meta). E valeu super à pena! Confesso que comecei a ler pela capa (shame on me), mas no final das contas a leitura foi bastante satisfatória. Apesar de curtinha, mostra muita coisa, já que é narrado pela protagonista, Ana, que conta diversos acontecimentos de sua vida (em alguns anos da adolescência) através de uma espécie de diário. E o crescimento/amadurecimento da personagem é absurdo! Uma história super fofinha que recomendo a todos.

Entre essas leituras, a melhor que fiz foi Harry Potter e o cálice de fogo () e a "pior" (não que tenha sido ruim, mas...) foi The devil wears Prada
Fiquei muito feliz com a quantidade de livros que consegui ler, mesmo que tenha demorado um bocado com alguns, e no geral foram leituras bem tranquilas. 
Dos livros que eu pretendia ler só não li um: Seis anos depois. Mas por um bom motivo: mamãe está lendo ele (e adorando, por sinal *-*). Como ele fazia parte dos livros da TBR - Jar (To be read - Jar), deixarei para ler ele no final, sem muita "pressão" pra ler logo (até porque não foi essa a minha intensão quando defini minha meta desse ano). O próximo, de fevereiro, será sorteado amanhã ^-^

E vocês, o que leram esse mês? Gostaram das leituras? E quais pretendem ler a seguir?
Deixem nos comentários ;)




6 comentários:

  1. Oi! ^^
    Eu li pouco esse mês, escrevi mais que li. Até criei uma nova série de fanfics onde Helaina (uma personagem levemente inspirada em mim.. hehe), volta até 1982 e livra Sirius Black de Azkaban. Acho que começo a publicar no Wattpad depois do carnaval!

    Do que você leu, só conheço Harry Potter. Estou relendo os livros também, só que em inglês. Dá um trabalho. Acho que quando terminar, vou reler em português! ^^

    Beijos;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina. Obrigada pela visita.
      Puxa, que pena. Mas também foi bom, pois você escreveu, e escrever é sempre bom demais *-*
      Quero ler suas fanfics, hein?! *------*
      HP é vida <3 Quando terminar de reler a série em português, pretendo reler em inglês <3

      Excluir
  2. Amo amo amo os livros do Harry Potter! E estou muito curiosa para ler o livro "A fofa do terceiro andar".
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter é tudo de bom, né?! Tô amando reler a série *-*
      O livro da fofa é muito fofo. Quando puder, leia ^-^

      Excluir
  3. Gostei muito dessa sua nova coluna, adoro esse tipo de postagem e acho elas muito interessantes porque podemos ter uma noção geral do que o amigo andou lendo, já que nem todos são resenhados.
    Beijos e ótimo mês de fevereiro para vc querida!!,

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa \0/ Que bom que gostou *-*
      Eu me interessei em fazê-la por isso mesmo, sabe?! Nem todos os livros que eu leio eu consigo resenhar, então assim eu falo um pouco do livro porque aí os visitantes já terão uma noção do que se trata a história mesmo sem ter a resenha ^-^
      Ótimo mês de fevereiro pra vc também ^^

      Excluir