segunda-feira, 18 de abril de 2016

Resenha {Livro} - Harry Potter e a Ordem da Fênix (J.K. Rowling)

Dando continuidade ao projeto #vamosrelerHP (projeto literário já comentado aqui no blog), em fevereiro reli o quinto livro da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix, e como prometido, trago hoje a resenha dele para vocês.
(As resenhas dos livros anteriores podem ser encontradas aquiaquiaqui e aqui).
Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado está de volta, e o jovem bruxo Harry Potter quem presenciou seu retorno no final do Torneio Tribuxo, o que culminou na morte de Cedrico Diggory; porém poucos além de Dumbledore acreditam na palavra de Potter, ainda mais com as alegações do Ministro da Magia, Cornélio Fudge, de que tudo não passa de um mal entendido. Preso com os tios e sem notícias dos amigos, Harry se vê cada dia mais angustiado e desesperado por informações. E quando dementadores aparecem repentinamente perto de sua casa trouxa, Harry sente que aquela pode ser sua despedida da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

"Era estranho estar parado ali na cozinha cirurgicamente limpa da tia Petúnia, ao lado de uma geladeira de último tipo e uma enorme tela de televisão, conversando calmamente com o tio sobre Lord Voldemort. A chegada dos dementadores a Little Whinging parecia ter rompido o grande muro invisível que separava o mundo implacavelmente não-mágico da rua dos Alfeneiros e o mundo além. [...]"
(J.K. Rowling, p. 35)

Após passada a experiência com os dementadores e uma nada agradável ida ao Ministério da Magia, Harry fica mais aliviado ao descobrir que voltará à escola naquele ano. Mas nem tudo será como era antes, especialmente com as novas medidas de vigilância que o Ministério da Magia tomou contra a escola e seu diretor, Alvo Dumbledore, por este ser um dos poucos que acreditam em Harry e estar, portanto, contra o ministério; e essa situação se agrava com a chegada da nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge (a mais odiada de todos os potterheads).
Somando-se a isso, Harry e cia. não são mais crianças, estão agora na adolescência; e com ela vêm todos os medos e incertezas de todo jovem nessa fase de transição além dos problemas mágicos que eles já terão de enfrentar.

"[...] Sim, já ouvi o o Chapéu dar conselhos várias vezes antes, sempre em momentos em que percebe grande perigo para a escola. E sempre, é claro, seu conselho é o mesmo: unam-se, fortaleçam-se por dentro. "
(J.K. Rowling, p. 174)

Cabe agora ao trio permanecer unido e ter sempre por perto aqueles em quem podem realmente confiar e aqueles que acreditam no retorno do terrível bruxo das trevas, para assim poderem se preparar para o futuro incerto e difícil que está por vir.

"- Vocês não sabem como é! Vocês, nenhum dos dois, vocês nunca tiveram de encarar Voldemort, não é? Vocês pensam que é só decorar uma pá de feitiços e lançar contra ele, como se estivessem na sala de aula ou coisa parecida? O tempo todo você sabe que não tem nada entre você e a morte a não ser o seu... o seu cérebro ou sua garra ou o que seja... como se alguém pudesse pensar direito quando sabe que está a um nanossegundo de ser morto ou torturado, ou está vendo seus amigos morrerem [...]"
(J.K. Rowling, pp. 272-273)

Muita ação, aventura, emoção e, é claro, magia nos aguarda no quinto volume da série Harry Potter; em suas 702 páginas, o maior livro da série. Alguns personagens que já conhecemos (e amamos) estão de volta e novos personagens estão aí para nos cativar (menos a Umbridge sapa velha ¬¬). Menção de destaque à Luna Lovegood, a personagem mais excêntrica da série (e uma das minhas favoritas <3) e à Tonks, a melhor aurora do mundo mágico <3
----------------------------------------------------
Leiam sem moderação, mas se preparem para o que está por vir - em especial pelo que acontece com um personagem muito querido :(

702 páginas | 1° edição | 2003 | Rocco




2 comentários:

  1. Belle muito legal esse projeto e fico feliz que vc esteja relendo e resenhando os livros. Essa série realmente marcou a história dos leitores, adoro os livros e os filmes!!! Também amei Luna e sempre lembro dela com carinho. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Luna e Tonks são incríveis!!! Harry meu amor, Fred e Jorge paixão total!!! Gente, Harry Potter é vida!!!

    ResponderExcluir