segunda-feira, 30 de maio de 2016

{Mese Letterario - Maio/2016}

Boa tarde, meus queridos leitores e leitoras. Como estão? Espero que bem ^-^
Chegou o dia de mais um Mese Letterario, nosso post mensal onde conto um pouquinho das minhas experiências literárias ao longo do mês. Vamos lá?

A primeira leitura do mês foi O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs
Título original: Miss Peregrine's home for peculiar children
Ano de lançamento: 2012 (Brasil)
Editora: Leya
333 páginas
Li esse livro por indicação da Moony, uma de nossas resenhistas, para o projeto de leitura do blog #LeggoIndicare (e a resenha dele vocês encontram clicando aqui).
Como já disse na resenha, eu até tinha curiosidade de conhecer esse livro, mas nunca tinha lido por achar que se tratava de uma história de terror (sou medrosa mesmo :P); então minha surpresa foi gigantesca quando descobri que era uma fantasia maravilhosa, e as fotos que o ilustram dão todo um charme especial à obra *-* Indico a todos que gostam de uma boa fantasia; e mal posso esperar para ler a continuação dele, Cidade dos etéreos e assistir ao filme também ^^

A segunda leitura do mês foi Se eu ficar, de Gayle Forman
Título original: If I stay
Ano de lançamento: 2014 (Brasil)
Editora: Novo Conceito
191 páginas
Mais uma leitura da TBR desse ano realizada com sucesso. O livro sorteado pra este foi Se eu ficar, que eu estava louca para ler desde que assisti ao filme homônimo ano passado mas ainda não tinha lido por preguiça e receio de chorar muito (pois é, manteiga derretida aqui 0/). Apesar de já conhecer a história pelo filme (que, a propósito, ficou bem fiel), me encantei e me emocionei com a história de Mia novamente; e agora não vejo a hora de ler a continuação, Para onde ela foi (embora ache que a história acabou bem nesse livro, mas vamos ver no que vai dar).
Ps.: A resenha desse livro vocês encontram clicando aqui.

A terceira leitura do mês foi Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
Ano de lançamento: 2005 (35ª edição)
Editora: Agir
178 páginas
Essa foi uma leitura totalmente inesperada e que se mostrou bastante proveitosa! Encontrei-o por acaso enquanto procurava por livros do teatro brasileiro na biblioteca do meu bairro para uma apresentação que deveria fazer do trabalho de conclusão de uma disciplinas da minha pós. Qual não foi minha surpresa quando, numa tarde em casa, devorei-o (ele é bem curtinho, e a estrutura do texto ajuda) e me encantei novamente pela histórias das peripécias de João Grilo e Chicó - e foi impossível não lembrar do filme de 2000, que embora tenha algumas alterações, não perdeu em nada a essência da história. Leitura mais do que indicada (especialmente para aqueles que já assistiram ao filme).

A quarta leitura do mês foi O destino do tigre, de Colleen Houck
Título original: Tiger's destiny
Ano de lançamento: 2013 (Brasil)
Editora: Arqueiro
393 páginas
Eu sei que ainda falta ler o conto e o quinto livro (que está para ser lançado sabe-se lá quando!), mas enfim concluí a saga do tigre <3 Em breve vocês trarei aqui a resenha deste e dos livros anteriores da série (a resenha do primeiro livro pode ser lida clicando aqui). Gostei muito da forma como tudo terminou, especialmente do amadurecimento absurdo que a protagonista, Kelsey, teve ao longo da trama - não só nesse livro, mas também nos outros. Não entrarei em muitos detalhes mas já adianto aos fãs da série ou a quem pretende ler para se preparar para as muitas surpresas que estão por vir.

E por fim, a quinta leitura do mês foi Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
Título original: Me before you
Ano de lançamento: 2013 (Brasil)
Editora: Intrínseca
320 páginas
Eu não esperava ler esse livro, pelo menos não agora. Eu pretendia ler ele no mês que vem, um pouco antes da estreia do filme com a Emilia Clarke e o Sam Claflin (e agora estou mega ansiosa pela estreia do filme *-*); mas aí terminei de ler O destino do tigre e o livro (em pdf) estava lá, me olhando, quase dizendo: leia-me, LEIA-ME O.O, e eu não resisti: comecei a ler. Não fui com muitas expectativas, já que conhecia inclusive o final da história; mas me surpreendi com a forma como a história é contada, como os fatos são apresentados, como as amizades, os amores e as coisas simples na vida de Lou, Will e os demais vão surgindo, e não consegui mais largar o livro. Aí, aos "45 segundos do segundo tempo", terminei essa leitura maravilhosa e com aquele "gostinho de quero mais", mega ansiosa pelo filme e pela continuação, Depois de você.
A resenha desse livro já se encontra no blog (escrita por uma de nossas resenhistas, a Moony, e vocês a encontram clicando aqui).

Este foi um bom mês literário pra mim, superando minhas expectativas em todos os sentidos: tanto com relação ao número de livros lidos, que eu pensei que seria bem menor, quanto à qualidade das leituras, que foram melhores do que o esperado. Foi realmente difícil escolher a melhor leitura, mas no final acabei ficando com o Como eu era antes de você , que ultrapassou minhas expectativas e se mostrou de fato uma leitura mais do que proveitosa - e eu recomendo desde já a todos vocês.

--------------------------------------------------------
E por hoje é só, pessoal. 
Espero que vocês tenham tidos ótimas leituras neste mês e quero saber de todas elas; não esqueçam de deixar nos comentários *-* E que venham outras tantas boas leituras em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário