quinta-feira, 12 de maio de 2016

Resenha {Livro} - Se eu ficar (Gayle Formam)

Numa fria manhã de nevasca, a vida de Mia mudou completamente. Ao sair numa viagem de carro com os pais e o irmão caçula, os quatro sofrem um terrível acidente que deixa Mia gravemente ferida, entre a vida e a morte, numa cama de hospital.

“Todos pensam que foi por causa da neve. E, de certa forma, creio que estejam certos.”
(Gayler Forman, p. 7)

Porém algo muito estranho aconteceu: Mia vê tudo o que acontece “de fora”, como se fosse outra pessoa observando o acidente que sofrera, sem poder se comunicar com os médicos que vão a seu socorro e de sua família.
Relembrando os momentos bons (e também os ruins) que tivera com os pais, o irmão, os avós, com sua melhor amiga, Kim, e com seu grande amor, Adam, caberá a Mia decidir se deverá ou não ficar, analisando sua vida em busca de motivos para ambos os lados, para descobrir o que será o melhor para ela afinal, ainda que a decisão que ela tomar lhe doa.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.”
(Gayler Forman, p. 75)

Narrado em primeira pessoa, a história nos é contada por Mia desde a manhã em que sofrera o trágico acidente até horas depois, ainda no hospital, em estado de coma vendo tudo que se passa ao seu redor, alternando com momentos de sua vida com a família e os amigos em flashbacks.
Se eu ficar é aquele tipo de livro que emociona (chorei muito, não nego!), mas que também encanta pela “simplicidade” das coisas que aconteceram ao longo da vida de Mia, que a tornaram (bem como a trama) algo bastante verossímil (o que aproxima muito o leitor da história).
Uma história sobre família, amizade, amor, perdas e escolhas difíceis e importantes.
Recomendo essa leitura a todos e todas; só não esqueça de preparar uma caixinha de lenços ^^’

"Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você".

Ps.: Recomendo também que vocês assistam ao filme baseado no livro, que não deixou nada a desejar do livro.

1° edição | 2014 | Novo Conceito | 196 páginas



2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler e ver o filme, mas fico com medo de ter uma crise de choro (sou muito fraca para chorar). Mas ainda não desistir, quando eu estiver me sentindo mais forte emocionalmente lerei =) amei saber sua opinião querida!!! Beijos

    P.s. Vai ler a sequência!!???
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, muuuuito obrigada pela visita ^-^
      Recomendo que separe os lencinhos, pois ambos fazem chorar, e muito :(
      Ah, e eu pretendo ler a sequência sim; esse ano ainda *-*

      Excluir