quinta-feira, 30 de junho de 2016

{Mese Letterario - Junho/2016}

Boa tarde, queridos leitores e leitoras do meu Brasil! Como vocês estão? (espero que bem ^^).
Hoje, último dia do mês, é dia da coluna Mese Letterario, onde falo um pouco das leituras que fiz ao longo deste mês. Vamos a elas?!
Leia no Wattpad clicando aqui.
BARCELOS, M.V. Horror na colina de Darrington. Brasil: Wattpad, 2015.
Meu mês literário começou com... terror *-* Após prestigiar o evento promovido pelo blog Me Livrando (saiba mais sobre o que rolou no evento clicando aqui) com toda a equipe do blog, fiquei super curiosa pra ler esse livro, cujo autor esteve presente no evento. Fiquei com medo (MUITO medo) no começo e não consegui ler antes de dormir, mas na manhã seguinte já peguei ele e devorei-o *-* Super recomendo a leitura do livro, que inclusive será relançado este ano pela Faro Editorial (ansiedade define *-*). E para saber mais sobre essa história assustadora, leia a resenha do livro, feita por nossa resenhista Moony, clicando aqui.

Para onde ela foi, de Gayle Forman
FORMAN, Gayle. Para onde ela foi. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2014.
A segunda leitura do mês foi Para onde ela foi, continuação de Se eu ficar (resenha aqui), da Gayle Forman. Depois de ler o primeiro livro, não vi muita necessidade em dar continuidade à história (pra mim, o livro tinha terminado ali e ponto final!). Então peguei ele para ler sem muitas expectativas e me surpreendi positivamente com a história. A autora conseguiu dar continuidade à trama sem que fosse algo chato, enfadonho, repetitivo, e terminou com uma "reviravolta" bem fofinha. Não vou revelar muito mais da história agora, então aguardem a resenha do livro, que virá em breve ;)
Apaixonada por palavras, de Paula Pimenta
PIMENTA, Paula. Apaixonada por palavras. Belo Horizonte: Gutenberg, 2013.
A terceira leitura foi Apaixonada por palavras, da Paula Pimenta. Primeiro livro da Paula que eu leio (fora a HQ fofíssima de Fazendo meu filme) e confesso já estar encantada pela escrita dela <3 Engraçado que esse livro já estava na minha estante faz algum tempo (um bom tempo) mas eu nunca tinha me interessado por ele. Até que um dia, em busca de uma leitura tranquila para fazer nos engarrafamentos de cada dia, resolvi pegá-lo e não me arrependi. Devorei as crônicas, gênero inclusive que eu não estou muito acostumada a ler, e me encantei por todas, além de me identificar com várias situações retratadas nas curtas histórias.
Leitura mais que recomendada ;)

WILSON, G. Willow; ALPHONA, Adrian. Miss Marvel: Nada Normal. Barueri, SP: Panini Comics, 2015.
Enfim de volta às HQs \0/ Depois de uns bons meses longe das minhas amadas Histórias em Quadrinhos, finalmente peguei uma para ler (gentilmente emprestada pela Nessa, nossa repórter e também fã da Marvel *-*); e acho que não teria HQ melhor para esse retorno que não fosse esta em especial! Kamala, nossa Miss Marvel, é uma personagem que já conquista todo fã de quadrinhos de cara: também fã dos quadrinhos, gosta dos Vingadores e sua heroína favorita é ninguém mais ninguém menos que a Capitã Marvel <3 A Kamala é simplesmente gente como a gente. Uma adolescente, fã de quadrinhos, super heróis e Harry Potter, que vê sua vida se transformar após um acidente estranho que lhe dá super poderes (sonho de todo fã de super heróis, não?! *-*). Fora que esse suposto acidente que a transforma em heroína faz menção aos inumanos, que agora estão sendo abordados numa das minhas séries favoritas: Agents of S.H.I.E.L.D. É muita perfeição pra uma HQ só. Estou mega ansiosa pelos próximos!
Nuvem, de L.L. Alves
Leia no Wattpad clicando aqui.
ALVES, L.L. Nuvem. Brasil: Wattpad, 2016.
A quinta leitura do mês foi o miniconto Nuvem escrito pela L.L. Alves (a Lu, escritora parceira do blog - e grande amiga <3). O miniconto encontra-se disponível para leitura gratuitamente (como o livro M.V. Barcelos) no Wattpad, então não deixem de ler os dois. Não vou contar muita coisa aqui para não estragar a surpresa, mas já adianto que a história é um tanto impactante e eu me identifiquei muito com ela - e acho que vocês também se identificarão -; afinal, quem nunca teve uma "nuvem" lhe perseguindo?

Soppy, de Philippa Rice
RICE, Philippa. Soppy. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2016.
A sexta leitura foi a mais fofa de todas <3 Todo em forma de quadrinhos e na sua maioria somente por meio de imagens, Soppy mostra o amor nos seus pequenos detalhes, sejam os erros ou os acertos, e como ele vai sendo construído e solidificado ao longo do tempo. Leitura mais que recomendada aos apaixonados e aos que não estão apaixonados também ^-^ (meu caso, hihihi ^^').
ALVES, L.L. Instituição para jovens prodígios: A revelação. Brasil: Amazon, 2015.
A sétima leitura do mês foi o terceiro livro série Instituição para Jovens Prodígios, também da L.L. Alves (confira a resenha dos dois livros anteriores, A seleção e A traição, clicando respectivamente aqui e aqui). Essa sem dúvida foi uma das melhores leituras que fiz esse mês. Cheia de ação, reviravoltas, emoção e aventura, a saga de Lara Muller e cia. continua neste terceiro volume, que responde as perguntas que fazemos ao longo dos livros anteriores e nos deixa com uma vontade imensa de querer saber que rumo a história tomará a partir de agora *-* (#queremosolivro4). Me envolvi tanto nessa leitura que cheguei a sonhar que participava da história - pra vocês terem uma ideia de como é bom *-* Resenha dele em breve ;)

Playbook - O manual da conquista, de Barney Stinson e Matt Kuhn
STINSON, Barney; KUHN, Matt. Playbook - O manual da conquista. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
O oitavo livro desse mês foi o Playbook do Barney Stinson, famoso livro entre os fãs da série televisiva de comédia How I Met Your Mother <3 Um livro curtinho, leve e descontraído que trás as cantadas de Barney Stinson, um dos protagonistas da série em questão, e o passo a passo de cada uma. É hilário o modo como Barney descreve as cantadas - uma mais tosca e impraticável que a outra! Uma boa pedida aos fãs da série ou ainda pra quem pretende assisti-la ^^

Somos todos diferentes, de Maria Helena Pires Martins
MARTINS, Maria Helena Pires. Somos todos diferentes. São Paulo: Moderna, 2001.
E chegou a vez dos paradidáticos que eu tive que ler correndo pra passar trabalhos pros meus alunos ¬¬ A nona leitura foi o livrinho Somos todos diferentes, um livro bem curtindo que trás uma mensagem bonita sobre respeitar as diferenças; só não tem uma história necessariamente :/ Esse foi o livro escolhido pras turmas de sexto ano.

Sempre haverá um amanhã, de Giselda Laporta Nicolelis
NICOLELIS, Giselda Laporta. Sempre haverá um amanhã. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012.
A décima leitura do ano foi Sempre haverá um amanhã, que conta a história de Mahara, uma menina que nasce com uma deficiência desconhecida que faz com que ela tenha uma espécie de atraso mental. Numa narrativa simples e de fácil entendimento, a história vai mostrando desde o nascimento de Mahara até atingir a idade adulta, mostrando também a vida dos que a cercam (seus pais, os irmãos, a diretora da escola especial para onde a menina vai, entre outros) e os medos sobre o que a espera no futuro. A história trás uma mensagem legal sobre respeito às diferenças, em especial ao deficiente - seja ele quem for. Esse foi o livro escolhido pra turma do sétimo ano.
Os miseráveis (adaptado por Walcyr Carrasco), de Victor Hugo
CARRASCO, Walcyr; HUGO, Victor. Os miseráveis2. ed. São Paulo: Moderna, 2012.
O décimo primeiro livro do mês foi Os miseráveis, de Victor Hugo, adaptado pelo escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco. Esse foi um dos que eu mais gostei, pois tinha vontade de conhecer essa histórias mas nunca tive oportunidade de ler; e mesmo que tenha sido uma versão adaptada, já deu para entender do que a história se trata: o ponto principal são as injustiças sofridas pela sociedade francesa da época, principalmente os pobres, o abuso das autoridades e as coisas boas que o amor e o auxílio aos semelhantes pode nos proporcionar. Espero agora ler a versão completa (sem ser essa, adaptada). Esse foi o livro escolhido pra turma do nono ano.

Histórias para sala de aula, de Walcyr Carrasco
CARRASCO, Walcyr. Histórias para sala de aula: crônicas do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
E finalmente, o décimo segundo livro do mês foi Histórias para sala de aula, também de Walcyr Carrasco e segundo livro de crônicas que li este mês. As crônicas dele são bem variadas, algumas divertidas, outras nem tanto, algumas até inusitadas (só não tão fofas quanto as do livro da Paula Pimenta). Gostei desse livro e da escrita de Walcyr Carrasco. Esse foi o livro escolhido pra turma do oitavo ano.

Esse mês foi bem produtivo de leituras ♥ E gostei da maioria. Algumas longas, outras mais curtinhas, porém super especiais em sua maioria. Também me desafiei, com algumas leituras bem diferentes das que estou acostumada a fazer: terror, por exemplo, que tenho pavor, e as crônicas, gênero que não costumo ler muito mas me encantei pelos textos dos autores que acabei lendo ^^
--------------------------------------------------------
E por hoje é só, pessoal. 
Espero que vocês tenham tidos ótimas leituras neste mês e quero saber de todas elas; não esqueçam de deixar nos comentários *-* E que venham outras tantas boas leituras em junho.


Um comentário:

  1. Não conhecia a maioria dos livros, na verdade só conheço Para onde ela foi, e me interessei por algumas, vou pesquisar mais sobre elas :).

    Beijos.
    Lari | Feminices da Lari

    ResponderExcluir