quinta-feira, 21 de julho de 2016

Recensione {Livro} - Curtindo a vida adoidado (Todd Strasser)

Acredito que a maioria das pessoas já tenham assistido ao filme Curtindo a vida adoidado (e se você ainda não fez isso, corre pra baixar, comprar o DVD, ver online, sei lá, dê um jeito mas veja essa obra prima do cinema!), e em comemoração aos 30 anos do famoso filme estrelado por Matthew Broderick, a editora Gutenberg (que gentilmente nos concedeu um exemplar do livro para resenha) lançou pela primeira vez no Brasil o livro inspirado no filme.
Allison, de O clube dos cinco, aprovou a leitura ;)
Ferris Bueller é o irmão do meio numa família de 4 filhos (sim, no livro ele tem 3 irmãos, e não apenas 1 irmã, como no filme), que apesar de ser grande não deixa de dar bastante atenção ao garoto. Numa bela e comum manhã, Ferris acredita que um dia perfeito como aquele não foi feito para ir à escola e decide então fingir-se de doente para que os pais o deixem matar aula - e assim ele poderá aproveitar seu dia da melhor maneira possível. Conseguindo enganar os pais, Ferris resolve ligar para seu melhor amigo, Cameron - este de fato doente - para que juntos possam aproveitar aquela manhã como nunca, e após conseguir tirar o amigo de casa, Ferris bola um plano para conseguir tirar sua namorada, Sloane, da escola. Após enganar o diretor com um plano genial (e meio absurdo), Ferris, Cameron e Sloane conseguem enfim seu "dia de folga", onde pretendem aproveitar ao máximo - segundo o próprio Ferris.
Enquanto isso, Jeanie, irmã mais velha de Ferris, é uma das únicas pessoas na cidade toda - porque Ferris conseguiu com que todos acreditassem que ele estava praticamente morrendo! - que parece que não caiu na brincadeira de Ferris, e está tentando fazer de tudo para alguém perceba que o garoto está mentindo sobre sua saúde para matar mais um dia de aulas. Mas a verdade é que Jeanie tem ciúmes de Ferris por ele ser o mais paparicado na família e conseguir tudo o que quer, inclusive a admiração de toda a escola, dos pais, e de mais tantas outras pessoas.
Detalhes internos do livro - uma diagramação linda e digna de Ferris Bueller <3

Ferris, Cameron e Sloane, por sua vez, estão tendo um dia completamente inusitado! Andando numa Ferrari, aproveitando um bom jogo de baseball, almoçando num restaurante chique, se destacando numa grande parada, Ferris - e seus amigos -, está fazendo o que sabe de melhor: aproveitar a vida da melhor forma possível!

"Ferris percebeu que ele e Cameron basicamente tinham a mesma filosofia de vida. A diferença era que, em vez de tentar provar sua ideia por meio de equações matemáticas, Ferris simplesmente vivia. Se ele visse uma oportunidade, não deixava passar. Se ele queria se divertir, ele ia se divertir. Estatística e morte inevitável não tinham nada a ver com aquilo."
(Todd Strasser, p.87)

E assim continua a história, acompanhando um dia incrível na vida de Ferris e cia., bem como na de sua irmã Jeanie e o diretor Rooney, que tentam a todo custo revelar a farsa do garoto.
 Cena do filme homônimo dirigido por John Hughes e estrelado por Matthew Broderick em 1986
Livro (com a capa inspirada no DVD) e o DVD do filme <3

"[...] A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo."
(Todd Strasser, p. 157)

Um livro leve, divertido, e por vezes "profundo" do garoto que só queria um dia de folga para curtir com os amigos antes de se formar.
Salve Ferris!
Uma das orelhas da capa e a contracapa - destaque para as artes vetoriais que dão todo um charme ao livro <3

* Fotos por Vanessa (Nessa)

157 páginas | 1° edição | 2016 | Gutenberg (Grupo Autêntica)






Nenhum comentário:

Postar um comentário