segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Resenha {Conto} Memento Mori (Y.M. Dias)

Sinopse: No início do século XX, uma jovem da alta sociedade mexicana luta contra os desígnios de seu pai para viver ao lado de seu grande amor. Ela só não esperava despertar a obsessão de um ser ancestral que fará de tudo para possui-la. "[...] uma figura encapuzada portando uma foice, ou uma bela dama de face cadavérica. Independentemente de sua interpretação, é de comum acordo que não há maneira de escapar quando ela resolve encontrá-lo." Conheça a origem da emblemática La Catrina.

Como diz na sinopse, o conto Memento Mori, da autora brasileira Y.M. Dias fala sobre a morte, mais especificamente sobre o “mito” de La Catrina, popular figura da festa do Dia dos Mortos no México.

Após uma breve introdução sobre a figura da morte e o que a envolve, como os doze lordes da morte - dentre eles, Hun-came -, conhecemos Catrina, uma menina que acabara de perder a mãe.

“Como uma sombra, Hun-came se aproximou da menina, que arrepiou quando o lorde tocou sua face com os dedos pálidos, gélidos e esqueléticos. Ele levou o dedo à boca, sentindo o gosto salso da lágrima, contendo toda a tristeza que uma criança podia suportar em seu pequeno coração.”
(Y.M. Dias, Memento Mori)

O tempo passa, Catrina cresce, tornando-se uma linda jovem mulher que deseja estar com seu amor de infância, o humilde Hector. Mas, como integrante da alta sociedade, o pai de Catrina espera que a moça se case com alguém com poder como eles.
Catrina deseja agradar ao pai, mas também sonha em estar com seu grande amor, ficando presa nesse dilema, enquanto corre um perigo que ela nem imagina.

Numa narrativa ágil e envolvente, Memento Mori desenvolve a história por trás da figura de La Catrina numa trama curtinha e super deliciosa de ler.
Leitura mais que recomendada ;)

18 páginas | 1ª edição | 2016 | Compre na Amazon clicando aqui






Um comentário:

  1. Acho a festa do Dia dos Mortos no México muito bonita, e não sabia que existia esse mito por trás. Acho muito bonitas as caveiras mexicanas e achei que ficou ótima a imagem do conto. Achei a história da Catrina bem simples, mas interessante, então vou dar uma olhada na Amazon.

    ResponderExcluir