quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Resenha {Livro} Desaparecidas (Lauren Oliver)

Sinopse: As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes -antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu - Madeline Snow, de nove anos - e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados.

Eu realmente não sei como posso começar essa resenha, qualquer coisa que poderia falar seria spoiler, e isso ia estragar a leitura, que pra mim foi surpreendente, embora para outras pessoas tenha sido bastante previsível - principalmente para os leitores que já são habituados com o gênero thriller. O único livro de suspense que li foi Dias perfeitos, do Raphael Montes, e eu terminei com uma sensação parecida, porém bem mais leve do que em Desaparecidas, o que me causou uma ressaca literária, que eu já havia imaginado que iria acontecer. Quando iniciei a leitura e percebi que iria demorar a pegar o ritmo, achei que ia ficar tudo bem, até tentei ver algumas paginas aleatórias para ver se conseguia algum spoiler para quem sabe entender o que estava acontecendo, mas foi em vão. Porém eu realmente não estava preparada para o que viria no final.
Foi uma leitura de três dias. Quando peguei o ritmo, só queria acabar pra entender onde aquilo tudo ia dar, e talvez isso tenha comprometido minha surpresa com o final, já que foram muitas informações cheias de detalhes para se perceber. Tive que voltar em várias cenas do livro para notar o que tinha perdido nas entrelinhas, e tudo começa a fazer sentido, até coisas em que você se pergunta o porquê de estarem ali, mas a Lauren pega todas as suas perguntas e as responde de uma vez só, me fazendo perceber como fui idiota em todo tempo de leitura, que com certeza deve ser a parte favorita da autora: assistir nossas caras com aquele pensamento “mas estava tão obvio naquela cena em que tal personagem fala tal coisa”.
Eu posso dizer que ainda estou em choque com tudo que aconteceu. Terminei com muitas sensações, chorei, parei, reli várias cenas muitas vezes, tentei fazer outras coisas para poder me distanciar desse sentimento, mas no final eu parava espontaneamente para pensar em mais coisas em que deixei passar e fui montando o quebra cabeça que até agora ainda está incompleto - e por isso esse livro entrou para a minha categoria mental de “livros que preciso reler”.

Ainda, o final desse livro faz você pensar instantaneamente em filmes famosos com finais surpreendentes, filmes que acho melhor não mencionar, porque em relação a esse livro qualquer coisa a mais já um spoiler, ou até um estalo de ideia de sobre como será o desfecho.

O livro conta com duas visões, uma de Nick e outra de Dara, que intercalam entre passado e presente, trechos do diário da Dara, notícias, entre outras formas de narrativa, onde podemos conhecer melhor sobre as duas irmãs e o motivo de tantas desventuras.
Eu quero terminar essa resenha com POR FAVOR, LEIA ESSE LIVRO E TORNE-O CONHECIDO! Quero mais pessoas para conversar sobre e realmente espero que goste, mesmo achando tudo previsível ou tendo sido feito de bobo como eu.

304 páginas | 1ª edição | 2005 | Verus


Um comentário:

  1. Oi, Nessa!
    Nunca que eu ia imaginar que esse livro era tudo isso! Eu tenho muita vontade de ler "Antes que eu Vá" que é dessa mesma autora, e dava pouca bola pra esse. AMO thrillers e esse sai um pouco do padrão detetive, assassinato e tudo mais. Gostei de ele ser mais jovem e mesmo assim ainda ser bom, fiquei hiiiiper curiosa sobre esse incidente que mudou o rosto da Dara e o que isso tem a ver com o desaparecimento dela... Enfim, só queria te dizer que pelo menos aqui está mais uma pessoa que vai ler esse livro! haha

    ResponderExcluir