segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Resenha {Livros / Guias} Histórias de Hogwarts (J.K. Rowling)

Boa tarde meus queridos leitores e leitoras. Como vocês estão?
Falar de Harry Potter sempre trás um sentimento de nostalgia. É inevitável não lembrar do primeiro contato com os filmes, depois com os livros, com os games... enfim, tudo que faz parte desse mundo mágico. E junto com esse sentimento de nostalgia vem também a alegria em ver que a magia não morrerá jamais - ainda mais agora com tantas coisas novas surgindo <3
Com os e-books lançados recentemente pelo Pottermore (Pottermore Presents) não poderia ser diferente! Foram lançados três livrinhos curtinhos somente em versão digital que contém textos já presentes no Pottermore (seja no site antigo, seja nesse novo), além de outros, como reflexões da Queen Rowling sobre o próprio texto, complementando as pequenas informações que recebíamos aqui e ali.

Falarei brevemente de cada um desses livrinhos pela ordem em que os li - até porque se eu contar muita coisa poderá sair algum spoiler, já que eles são bem curtinhos - o que não tira de forma alguma toda a magia que algo escrito pela rainha poderia ter.

O primeiro que eu li foi Hogwarts - Um guia imperfeito e impreciso, e acredito que este seja o melhor para começar, pois fala da própria Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, escola dos sonhos de todo Potterhead. Nele conhecemos mais informações sobre a escola de Harry e cia., desde o Expresso de Hogwarts, como e quando ele começou a ser utilizado pelas famílias bruxas da Grã-Bretanha, até quem está presente no castelo além dos estudantes e professores, como os fantasmas e os quadros que se mexem, falam e interagem com as pessoas. Por isso considerei ele o melhor para começar, já que ele dá um panorama geral não apenas da escola, mas também de diversos aspectos do mundo bruxo (no capítulo que trata dos fantasmas de Hogwarts, por exemplo, J.K. Rowling explica como “surge” um fantasma, a diferença deles no mundo bruxo e no mundo trouxa, bem como o que fazem). Mas isso não impede que o leitor comece por outro livro - é apenas uma sugestão ;)

1ª edição | 2016 | Pottermore | Compre na Amazon

O segundo livrinho que li foi Poder, política e Poltergeists petulantes. Este tem uma pegada bastante diferente do anterior, abordando temas como poder e política (como diz no titulo) no mundo bruxo e um capítulo especialmente reservado ao poltergeist mais famoso entre os Potterheads: Pirraça (que infelizmente nunca apareceu nos filmes mas esteve presente nos livros e nos games - para computador, até onde eu sei, pois nunca joguei em outras plataformas). Nos temas poder e política, conta de toda a trajetória dos Ministros da Magia, quando e porque deveria haver alguém para tratar dos assuntos da comunidade bruxa sendo este intitulado Ministro da Magia, além de mostrar outras personalidades do mundo mágico, sendo elas boas ou ruins. Tão bom quanto o anterior, é também um breve guia do mundo criado por Rowling.

1ª edição | 2016 | Pottermore | Compre na Amazon

Por fim, o terceiro e infelizmente último livro que li foi Proezas, percalços e passatempos perigosos. Neste aborda-se mais a respeito de personagens específicos, dentre eles nossa querida Minerva McGonagall (diva <3) e o eterno lobisomem preferido de todos, Remo Lupin (a parte mais triste de todos os livrinhos), contando suas trajetórias de vida antes de chegarem a Hogwarts e habilidades que os distinguem dos demais, como no caso da McGonagall, ser um animago. Os temas proezas e percalços são bem evidentes nas histórias de cada personagem que encontramos neste volume; já a parte dos passatempos perigosos fica a cargo da última personagem que conhecemos neste guia - um aposentado professor de Hogwarts.
Achei um bom livro para terminar essas leituras, e não apenas por falar de alguns de meus personagens favoritos, mas por falar de certas características que diferem os bruxos uns dos outros.

1ª edição | 2016 | Pottermore | Compre na Amazon

Cada um dos guias, embora diferentes, abordaram bem os temas propostos e conseguiram complementar de forma significativa o que conhecemos através dos livros e dos filmes. Só é uma pena serem curtinhos (cada um possui entre 70 e 90 páginas de acordo com aplicativos de leitura como Kindle ou Lev), mas espero do fundo do meu coração Potterhead que sejam lançados outros futuramente - e que esse futuro seja breve :P
----------------------------------------------------------------------

E por hoje é só, pessoal. Espero que vocês tenham gostado das resenhas desses guias do mundo mágico e que possam ler também e que, assim como, amem-nos também <3
Beijinhos a todos e todas e até a próxima atualização.


4 comentários:

  1. Amo muito HP, foi uma série que marcou minha infância/adolescência <3.
    Não acompanho o Pottermore há algum tempo, mas já tinha visto notícias sobre esses lançamentos, e gostei mais do que fala da Minerva também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP é tudo de bom, né?! *-* E esses livros guias caíram como uma luva pra nós, Potterheads de plantão <3
      Ah, o que fala da Minerva (uma das minhas personagens favoritas) me conquistou <3 Saber mais sobre a história dela foi demais!!!

      Excluir
  2. Oi Isabelle!
    Tudo bem??

    Eu fui com sede nesses livros, mas ao perceber que o que contém neles é a informação que havia no Pottermore antigo, me decepcionei um pouco. Estão fazendo os fãs pagarem por uma coisa que foi disponibilizada grátis anteriormente. Claro que eles tem todo esse direito, mas me decepcionei mesmo assim.

    Eu suspeitava que eram textos já conhecidos, mas tive só certeza quando cheguei na parte que fala do vira-tempo. Por sorte me interessei tanto pelo artefato que copiei o texto do antigo Pottermore (qndo era mais um jogo) e salvei no computador. Está idêntico. Meio mancada isso aí, mas... vamos fazer o que, né?!

    De qualquer forma valeu para relembrar umas coisinhas! :D
    Beijusss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina. Tudo bem sim. E você?
      Puxa, uma pena isso :/ Mas foi uma oportunidade pra quem não leu na época que foi lançado no site antigo (meu caso ^^').

      Obrigada pela visita ^^

      Excluir