terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Resenha {Livro} Anexos (Rainbow Rowell)

Anexos é a quarta história da Rainbow Rowell que eu leio (e o segundo romance) e ainda posso afirmar que não tem como não se encantar por suas narrativas e seus personagens.
Neste livro conhecemos Beth e Jennifer, duas amigas que trabalham no mesmo jornal, The Courier, e não param de se comunicar por meio de mensagens de e-mail - na era “pré-whatsapp” - enquanto trabalham. Em meio a conversas dos mais variados assuntos, de gravidez a novos filmes, Jennifer e Beth sabem que estão sendo monitoradas por alguém; só que elas mal podem imaginar quem seja este alguém: o novo funcionário de segurança na Internet, Lincoln.
Lincoln, por sua vez, não está nada confortável em ler os e-mails de outras pessoas, pois acha tudo muito invasivo. Até que começa a ler as mensagens que as duas amigas trocam, que estão sempre parando nos filtros de segurança pelas palavras que as duas usam - uma vez que elas não ligam muito para o fato de estarem sendo monitoradas online -, rapidamente criando um vínculo bastante inusitado com elas, como se as conhecesse pessoalmente e as tivesse como amigas.

“Além disso... Bem, ele meio que gostava de Beth e Jennifer, tanto quanto se pode gostar de uma pessoa lendo alguns de seus e-mails.”
(Rainbow Rowell, p. 26)

O que não deixava de ser verdade em parte, já que as duas falavam sobre tudo (tudo mesmo!) sobre a vida delas - momentos alegres, mas também os tristes, suas conquistas, suas perdas, seus medos e suas inseguranças -, fazendo com que ele se sinta cada vez mais “conectado” com elas. E nisso ele acaba se apaixonando por Beth, a crítica de cinema do jornal sempre engraçada e uma boa amiga, mesmo sem tê-la visto uma única vez (ele se apaixona por suas palavras; tem coisa mais romântica?!), ficando assim em meio a um dilema, sem saber o que fazer para se aproximar das duas.


Afinal, o que ele pode dizer a elas que não as assuste? Que andou lendo as conversas das duas e assim se sentiu como se fossem suas amigas? Que se apaixonou por Beth - mesmo sabendo que ela tem um namorado! - e acha engraçado Jennifer ter pavor de ter um filho? Como ele poderá se aproximar delas sem parecer alguém bem esquisito que lê suas mensagens mais pessoas e até mesmo íntimas?

Narrado pelos três (Beth, Jennifer e Lincoln), ora através dos e-mail das amigas, ora pelo Lincoln - seja pensando nelas e no que elas escreveram ou contando um pouco de sua vida, seu passado e o que fez para chegar até aquele ponto de sua vida -, conhecemos então muito da vida dos três (da mesma forma que Lincoln acaba conhecendo as duas), que se mostram personagens bastante palpáveis, que poderiam amigos, parentes ou até nós mesmos. 
Em resumo, é um livro fofo, romântico e engraçado na medida certa. Do jeito que Rainbow Rowell faz com primor em todas as histórias que cria.

366 páginas | 1ª edição | 2014 | Novo Século




Nenhum comentário:

Postar um comentário