quinta-feira, 27 de abril de 2017

Resenha {Conto} Uma em um milhão (Monica Wood)

E-book gratuito em inglês na Amazon / Livreto cedido pela editora Arqueiro

Sabe aquela história que é simplesmente uma delícia de ler?! Este é o caso de Uma em um milhão, conto que antecede a história narrada em Um menino em um milhão, da Monica Wood, que foi lançado este mês pela editora Arqueiro.

Nesta história conhecemos uma centenária chamada Ona Vitkus, uma senhorinha - ou melhor, senhorita, como prefere ser chamada - que aparenta ainda bastante saúde e lucidez mesmo para seus 100 anos recém completados.
Quando ela recebe a visita de uma estranha da igreja Pentecostal que diz querer dar uma festa de aniversário para Ona com direito à entrevista na TV pelo marco que sua idade representa, a senhorita afirma que não quer isso. Ela quer apenas conseguir renovar sua licença de direção, que vencera recentemente, para que possa continuar a andar com seu carro tão bem conservado (e este é o ponto chave da história que virá no romance que virá em seguida: Ona Vitkus, a pessoa mais velha com uma licença de direção).

"O problema realmente não era ingratidão, mas o seguinte: embora tivesse alcançado o marco impensável dos cem anos de idade, Ona não gostava nem um pouco da ideia de representar o papel da velhota serelepe, dessas que iam logo metendo um chapeuzinho na cabeça ao serem convidadas para uma festa de aniversário. Nunca havia sido serelepe na vida, nem mesmo quando criança. Sempre fora uma pessoa mais série, observadora, cheia de planos na cabeça [...]"
(Monica Wood, p. 3)

Não entrarei em mais detalhes desta história senão poderão surgir alguns spoilers, mais desde já deixo aqui minha recomendação de leitura. Apesar de curtinha, a história é muito gostosa de ler, e a Ona é aquele tipo de personagem que conquista o leitor logo nas primeiras palavras, com seu bom humor e jeito singular (o que me deixa ainda mais ansiosa para ler o livro recém lançado pela Arqueiro).

E aproveitem que a edição digital em inglês está disponível gratuitamente no site da Amazon (adquira-o clicando aqui) e o livreto pode ser adquirido gratuitamente ao comprar o Um menino em um milhão pelo site da livraria Saraiva (compre o seu clicando aqui).

"[...] Ona não se sentia com cem anos de idade, não se via como nenhuma aberração e preferia que as coisas continuassem assim."
(Monica Wood, p. 7)

20 páginas | 1ª edição | 2017 | Arqueiro



Um comentário:

  1. Nossa amiga me pareceu bem legal mesmo essa história pela perspectiva de uma pessoa tão experiente que na verdade só quer conseguir continuar com sua liberdade de ir e vir em seu carrinho. Aguardo mais detalhes do livro. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir