quinta-feira, 4 de maio de 2017

{Especial May the 4th be with you} A Melhor época para ser Nerd

O mês de maio é uma excelente desculpa para ser tornar Nerd e Geek.
Enquanto para uns, é o mês que comemoramos o Dia das Mães e para outros, celebra-se a época do ano em que todas as pessoas resolvem se casar (e que não sabem o significado histórico para ser o mês das noivas, como afirmam), ainda para outros, a parte legal da população (brincadeirinha!), é a época em que festejamos desde o Orgulho Nerd até o Dia da Batalha de Hogwarts. E, nessa matéria especial, vamos falar sobre o 4 de Maio!
Se você é do tipo da minha avó, que nunca ouviu falar em Star Wars, deve estar se perguntando o que tem de tão especial nesse dia. Se não, já deve ter entendido a referência e o Capitão América ficaria muito feliz e orgulhoso!
A franquia que amamos, Star Wars, existe desde a década de 1970 (1977 mais especificamente), tem uma das frases mais emblemáticas do mundo cinematográfico e que se tornou ícone da cultura pop, assim como o Vovô Vader. Ops! Quero dizer, Lord Vader.
“Que a Força esteja com você” é dita por diversos personagens da franquia, jedi ou não. E é dita por várias pessoas no dia a dia, onde se tornou um cumprimento, como exemplo do “Primeiramente, Fora Temer!” que, infelizmente, conhecemos muito bem. Até eu, humilde professora, já recebi alunos e grupos no meu antigo trabalho (museu) dizendo esta frase.
Mas o que isso tem haver com o 4 de maio, Mestre Yoda?
No inglês, a célebre frase da obra de George Lucas fica assim: “May the Force be with you”, sendo comum que os fãs da série fizessem um trocadilho, dizendo: “May the Fourth be with you.”, no bom português seria “Que o 4 de maio esteja com você.”
Segundo alguns site, a primeira celebração ocorreu no ano de 2011, no Canadá. E, desde então, a homenagem ganhou tanta força (seria a Força agindo?!) pelo mundo que hoje conta com um site da própria Disney dedicado somente ao Dia de Star Wars. Aliás, o dia 4 de maio é marcado por atividades especiais nos parques da empresa. Imagina passar um Star Wars Day em Orlando?! Quem sabe, um dia, a Força me ajude a realizar este sonho!
Agora partindo para a nossa comemoração, do blog Attraverso Le Pagine, vou comentar sobre alguns livros relacionados a saga que possuo e indico.
Começando pelo primeiro livro sobre “Star Wars” que li: Star Wars: Provação.
STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia.”
Li o livro de Troy Denning em 2016 e a história do Luke, Leia e Han me emocionou bastante, me fazendo chorar como não chorava havia tempos com algum livro. Em apenas 408 páginas, a obra mostra que até os Jedis tem um lado humano, sentindo raiva e ciúmes. O que mais gostei foi saber mais sobre a Leia e o Han (que história triste) e saber que a Leia é muito poderosa, já que os filmes não mostram isso (está mudando, finalmente). Pena a Disney ter seguido outra linha em alguns pontos.
É lindo! Leiam!

Os próximos da lista são: “Como Star Wars Conquistou o Universo: O Passado, o Presente e o Futuro da Franquia Multibilionária” e “Star Wars: A Princesinha de Vader”.
O primeiro, de Chris Taylor, nunca li, mas parece ser muito interessante por contar como e porque Star Wars se tornou todo esse sucesso. A editora Aleph, responsável pela publicação do mesmo no Brasil, acertou na escolha da capa (Vovô Vader) e a obra possuiu fotos relacionadas ao fenômeno mundial. Quem tiver lido, nos diga se realmente é bom ou não.
O segundo é um dos meus livros favoritos. Apesar de ser voltado para as crianças, Jeffrey Brown também consegue atingir os adultos com situações do cotidiano vividas por Vader e sua filha Leia, fazendo o leitor se aproximar dos personagens a partir do momento que a Leia e o Vader vivem situações comuns de muitas famílias. O livro também publicado pela Aleph é bem fino, mas arranca boas gargalhadas.
Esses outros dois livros tem como personagem principal a Leia Organa. O da esquerda ganhei tem algum tempo e o da direita foi meu presente de Páscoa (amo meu namorado *-* ). E adivinha? Ainda não li nenhum. Sorry!
Alvo em Movimento” (editora Seguinte) faz parte da série de livros “Star Wars: O Despertar da Força”, dando pistas para o filme:
“Nesta história, que se passa entre ‘O Império contra-ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, a princesa Leia lidera um grupo de rebeldes numa missão contra o maligno Império Galáctico. Passando por três planetas diferentes, ela precisa distrair as tropas imperiais enquanto a Aliança Rebelde organiza um ataque à nova Estrela da Morte.”
A capa é linda, as imagens dentro do livro são perfeitas. Vale a pena conferir.
Império e Rebelião: O Fio da Navalha”, de Martha Wells, saído ano passado pela Universo dos Livros, a Aliança Rebelde está sendo perseguida pelo Império e a escassez de suprimentos vitais estão atrasando a construção de uma nova base secreta no planeta gelado de Hoth. Mas os Rebeldes acabam tendo que lidar com uma traição que ocasionam na descoberta, por Leia, de que há saqueadores que vieram de seu planeta natal, Alderaan, recentemente destruído pela Estrela da Morte. Parece muito interessante, tirando a capa que não é das mais chamativas.
E, para finalizar, o que não falta na franquia “Star Wars” são as HQs. Tem revistas em quadrinhos para todos os gostos e, infelizmente, não consegui colecionar todas, nem mesmo a que saiu recentemente da Leia. Mas, para quem pode, vale muito a pena iniciar esta coleção cuja distribuidora é a Panini.

Espero que tenham gostado desse pequeno artigo.
Bibliografia:
- CIRIACO, Douglas. “Por que Star Wars Day é celebrado no dia 4 maio?” https://canaltech.com.br/noticia/cinema/por-que-o-star-wars-day-e-celebrado-no-dia-4-maio-40537/ 
- Star Wars May The 4th Be With You. http://www.starwars.com/may-the-4th 
- Facebook: https://www.facebook.com/StarWars.br/?brand_redir=169299103121699 
- SKYWALKER, Marcelo. [RESENHA] Star Wars: Provação de Troy Denning. http://www.jedicenter.com.br/resenha-star-wars-provacao-de-troy-denning/ 



2 comentários:

  1. Minha nossa quanta informação. Parabéns pela pesquisa e dedicação Moony, o post ficou bem interessante e informativo. Acho o máximo todo esse movimento, assim como falei para a Belle no outro post tenho vontade de, pelo menos ver os filmes, e entender todo esse enredo e persongens que tantos amam. Enfim gostei de saber um pouco mais sobre o assunto. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada. Tudo é feito com muito carinho para vocês.

      E, sim, veja Star Wars, muito bom.
      Indico começar por Uma Nova Esperança e depois partir para Rogue One (o mais recente).

      Quando ver, nos conte a experiência.

      Bjusss.

      Excluir